Turismo Titulo Holambra
Set de novela é opção de passeio

Visita à Expoflora pode ser aliada a tour audioguiado e roteiro por campos de cultivo de flores

Eliane de Souza
Do Diário do Grande ABC
19/09/2013 | 07:55
Compartilhar notícia
Foto: TV Globo/Zé Paulo Cardeal/Divulgação


Durante a 32ª Expoflora, os visitantes têm a oportunidade de realizar um city tour pela charmosa e antiga colônia holandesa, conhecer de perto um autêntico moinho de vento em tamanho natural e visitar uma fazenda, produtora de flores, onde foram gravadas cenas da novela Sangue Bom, exibida pela Rede Globo no horário das 19h. 

O passeio turístico realizado pelas ruas de Holambra durante a Expoflora mostra aspectos da história e da arquitetura da ex-colônia holandesa no Brasil, além de um campo de flores. A novidade deste ano é que os visitantes serão levados a um dos campos que serviram de set de filmagem para o personagem Bento, interpretado pelo ator Marco Pigossi, nas gravações da trama global. O city tour será oferecido durante todo o período da mostra, com saídas de hora em hora.

Outros destaques são as casas com telhados inclinados e fachadas coloridas, além do emblemático moinho de vento, com 38 metros de altura, que conta com um mirante de onde se tem uma visão privilegiada da Capital Nacional das Flores e até dos municípios vizinhos.
O moinho foi inaugurado em 2008 e seu projeto foi concebido e supervisionado pelo arquiteto holandês Jan Heidra. Na Holanda eles são muito comuns. Desde o século 14, serviam para os moradores bombearem a água do mar e conquistar mais terreno, além de serem usados para moer trigo ou cacau, no preparo da cerâmica e em muitas outras atividades do dia a dia.

O city tour é feito em ônibus com ar-condicionado e guia turístico eletrônico, semelhante ao sistema utilizado por operadoras de turismo da Europa. A gravação das informações do audioguia é sincronizada com o percurso. Ela narra, de forma cronometrada, os pontos turísticos de Holambra e conta histórias e curiosidades sobre a imigração holandesa e a forma como vivem os descendentes hoje no País.

CAMPO DE FLORES
Em um dos momentos mais charmosos do passeio, os visitantes conhecem um campo da fazenda Terra Viva, pioneira no cultivo de flores e plantas ornamentais em Holambra, e onde foram gravadas cenas utilizadas na novela global Sangue Bom.

Criada pela família Schoenmaker, que veio da Holanda para o Brasil em 1959, a fazenda iniciou suas atividades com a produção de gladíolos (palma-de-santa-rita). Atualmente, a bela propriedade rural realiza pesquisas, desenvolvendo e produzindo bulbos, mudas, flores e plantas ornamentais. O passeio turístico custa R$ 12 por pessoa.

HISTÓRIA
Outra atração da Expoflora é a visita ao Museu Histórico e Cultural de Holambra, localizado no recinto do evento e com entrada gratuita. O acervo conta toda a história da imigração e colonização holandesa no Brasil, reunindo cerca de 2.000 fotos e utensílios trazidos ou utilizados pelos primeiros colonos.

Ao lado do museu os turistas podem conhecer réplicas das casas típicas de pau a pique e alvenaria, devidamente mobiliadas, habitadas pelos pioneiros, além de uma exposição de maquinários e tratores antigos. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;