Turismo Titulo Holambra
Já é primavera em Holambra

Expoflora revela tendências de plantas e delícias da culinária holandesa até o dia 29

Eliane de Souza
Do Diário do Grande ABC
19/09/2013 | 07:49
Compartilhar notícia


A estação das flores no Hemisfério Sul só começará no dia 23, mas Holambra já deu boas-vindas à primavera com a 32ª edição da Expoflora. Até o dia 29, a estância turística revela as tendências de flores e plantas ornamentais, além de brindar os visitantes com cultura e gastronomia de raízes holandesas. 

A exposição é a maior do gênero na América Latina. O evento não se caracteriza como feira, pois seu objetivo não é vender, e sim mostrar ao público as flores e plantas ornamentais cultivadas por mais de 300 produtores da região paulista, localizada a 140 quilômetros da Capital. Assim, surgem novas variedades, que são avaliadas pelos consumidores em potencial.

Neste ano, os produtores de flores apostam nas cores verde e amarelo para paisagismo e decoração em uma clara alusão à Copa do Mundo de futebol, que será realizada no Brasil no ano que vem. Os focos são hotéis, empresas, restaurantes, residências e até estádios.
Na linha das cores do Brasil estão os sunpatiens, as callas, os hibiscos, os lírios da linha Brasil, as alstroemeria hybridas e até uma orquídea verde, colorida artificialmente.

Mas, como Holambra abriga os antigos imigrantes e seus descendentes, a seleção holandesa também será prestigiada no paisagismo e na decoração. As flores na cor laranja, que representa a realeza holandesa, estão presentes nas tarantas, nos hibiscos, nas callas, nos lírios e nos ranúnculos.

Entre os lançamentos e novidades desta edição estão a rosa Blueberry, a calla preta e o sunpatiens (espécie de impatiens cultivado ao sol). Outras novas espécies são barleria, dormideira, celósia, tarantas e as orquídeas oncidium. Não faltam novas e lindas variedades de anêmonas, ranúnculos, hibiscos, lírios e alstroemerias.

Holambra é uma antiga colônia holandesa, hoje uma cidade que, apesar de contar com pouco mais de 11 mil habitantes, é o maior centro de cultivo e comercialização de flores e plantas ornamentais do Brasil, respondendo por cerca de 45% das vendas do setor. Neste ano a mostra espera receber cerca de 300 mil visitantes. O evento é realizado de sexta-feira a domingo, das 9h às 19h, até o dia 29.  

Pratos lúdicos e de inspiração holandesa adoçam festival

A Expoflora também se destaca na gastronomia. A herança holandesa é reverenciada em delícias como o speculaaswafel, uma mistura das duas bolachas mais famosas da Holanda: a speculaas e a stroopwafel. 

O pannekoek (fala-se panecuque), que está para os holandeses assim como a pizza para os brasileiros, ganha novo recheio neste ano. O prato é uma espécie de panqueca aberta com recheio incorporado à massa e gratinada com queijo gouda. A Martim Holandesa criou até um Pannenkoek huis no recinto da Expoflora, onde o visitante pode escolher entre diversos sabores doces ou salgados da especialidade.

 Os confeiteiros de Holambra também são desafiados a criar iguarias especialmente para o festival, com sabores e apresentação que remetem às flores. A Tortinha de Blueberry, preparada com a fruta que leva esse nome, será acompanhada de uma flor, a Rosa Blueberry, batizada com esse nome devido à semelhança de sua cor com a da fruta. O doce é feito de massa assada com recheio de geleia de blueberry. 

 Outra novidade culinária faz a alegria das crianças e desperta o lado infantil dos adultos. Depois do sucesso da sobremesa Vaso de Alstroeméria, no ano passado, dos canteiros do Restaurante Casa Bela surgem neste ano o Vaso de Áster e o Docinho de Minhoca. As minhoquinhas de goma são servidas em um vaso de barro, adubado com uma mistura de chocolate e musse de maracujá, e cobertas com uma fina camada de farelo de biscoito.

Flores, contos e lendas são tema de mostra

 A exposição de arranjos florais, considerada o carro-chefe da Expoflora, traz em 2013 o tema Flores, Contos e Lendas. Os sete anões em situações cotidianas; dezenas de bruxas; Chapeuzinho Vermelho na singela casa da vovó; João e Maria; Rapunzel e Cinderela são os personagens usados pelos decoradores e paisagistas holandeses Jan Willem van der Boon e Jessica Drost para mostrar as tendências das decorações florais e as espécies e variedades de flores e plantas ornamentais produzidas em Holambra. 

 Já na mostra de paisagismo e jardinagem, o desafio dos profissionais na edição de 2013 foi destacar em seus projetos o uso da água, integrando design, conforto e praticidade à sustentabilidade, como o uso racional ou o reúso desse recurso natural. O resultado pode ser visto nos 25 ambientes, criados por paisagistas, agrônomos, arquitetos, designers, decoradores e outros profissionais da área. 

 A exposição é organizada pela engenheira agrônoma Ana Rita Gimenes e pelo empresário Ralph Gerardus Dekker, da Floral Design Brasil. O uso de terrários e o reaproveitamento de materiais são tendência no segmento. 

 “Não há jardim bonito e bem cuidado que não necessite de água. Porém, a abordagem da mostra é muito mais do que a importância estética de seu uso em jardins e está relacionada ao impacto do bom uso da água a nível doméstico e corporativo. O uso correto da água é uma obrigação de toda a sociedade e a conscientização contra o desperdício é primordial”, explica Ana Rita. 

 A Expoflora também conta com atrações fixas, como a Parada das Flores (às 16h) e a Chuva de Pétalas (às 16h30). O objetivo é atrair o público para a apoteose do evento. As pétalas, de aproximadamente 150 quilos de rosas, colorem o céu e encantam os visitantes. Diz a tradição que aquele que consegue pegar uma pétala ainda no ar tem os seus desejos realizados. 

 No Shopping das Flores, instalado em uma área de 3.300 m², estão à disposição para serem levadas para casa cerca de 200 espécies e mais de 2.000 variedades cultivadas por cerca de 400 produtores que as comercializam por meio da Cooperativa Veiling de Holambra. A expectativa de vendas em 2013 é de aproximadamente 100 mil unidades.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;