Política Titulo Regionalidade
Conselho Metropolitano tem reunião esvaziada

Prefeitos ignoram encontro em S.Bernardo; ausência de Edson Aparecido é criticada

Rogério Santos
Do Diário do Grande ABC
17/09/2013 | 07:00
Compartilhar notícia
Orlando Filho/DGABC


A reunião do Conselho de Desenvolvimento Metropolitano realizada ontem em São Bernardo foi esvaziada. Dos 39 municípios que compõem o bloco, apenas 13 prefeitos participaram e outras 12 cidades enviaram representantes.

Dentre as cidades do Grande ABC, as ausências foram dos prefeitos de Ribeirão Pires, Saulo Benevides, e de São Caetano, Paulo Pinheiro (ambos do PMDB), que enviaram representantes. Já o chefe do Executivo de Rio Grande da Serra, Gabriel Maranhão (PSDB), chegou quando a reunião já estava em andamento.

Ainda assim, a ausência do secretário-chefe da Casa Civil, Edson Aparecido, foi criticada, apesar da presença do secretário adjunto de Desenvolvimento Metropolitano, Gilberto Nascimento, e dos titulares das Pastas estaduais de Segurança Pública, Fernando Grella Vieira, e de Habitação, Silvio Torres. “Os secretários são de Pastas importantes, mas não respondem pelo setor”, lamentou o prefeito da Capital e presidente do Conselho, Fernando Haddad (PT).

O prefeito de São Bernardo e presidente do Consórcio Intermunicipal do Grande ABC, Luiz Marinho (PT), também criticou a ausência de Edson Aparecido. “A reunião foi boa, mas frustrante. O secretário responsável não estar presente é lamentável. Como vou decidir se quem tem essa atribuição não está na mesa?”

Marinho abriu os trabalhos da reunião quando a maioria das cadeiras destinadas aos representantes dos executivos municipais estava vazia.

Travado desde a reorganização da Região Metropolitana em 2011, o fundo de investimento metropolitano foi abordado por Milton Luiz de Melo Santos, do conselho administrativo da Desenvolve SP (Agência de Desenvolvimento Paulista).

Ele apresentou proposta de criação de um grupo de orientação, formado por seis integrantes indicados pelo Conselho Metropolitano, que atuará vinculado ao fundo. A definição deve sair na próxima reunião do colegiado, ainda sem data definida.

Durante o evento, Fernando Grella anunciou o Gamesp (Gabinete Metropolitano de Gestão Estratégica da Segurança Pública), que visa ações integradas de prevenção e combate ao crime.

HABITAÇÃO

Na quinta-feira, o secretário estadual de Habitação, Silvio Torres, estará em Diadema para discutir com os prefeitos da região as demandas de cada cidade no setor.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;