Política Titulo Grupo de Tortorello
Figueira será chefe de Gabinete de Pinheiro

Ex-vice-prefeito de São Caetano assume a função hoje no lugar de Eduardo Casonato

Raphael Rocha
Do Diário do Grande ABC
17/09/2013 | 07:00
Compartilhar notícia


Ex-vice-prefeito de São Caetano, Walter Figueira Júnior (ex-PTB) foi confirmado ontem pelo prefeito Paulo Pinheiro (PMDB) como chefe de Gabinete do Paço, substituindo Eduardo Casonato (PTN), que pediu exoneração do posto no início do mês. Ele, que já atuava na Secretaria de Governo, inicia sua função hoje.

Figueira é figura tradicional na política são-caetanense e sempre pertenceu ao grupo do prefeito Luiz Tortorello (morto em 2004), embora tenha sido vice nos dois mandatos do ex-prefeito e atual secretário estadual de Esporte, Lazer e Juventude, José Auricchio Júnior (PTB).

Número dois do governo até o ano passado, Figueira e Auricchio tiveram suas rixas, tanto que o ex-vice ficou sem gabinete no Palácio da Cerâmica durante seis anos e meio. E constantemente criticava o petebista.

Assim que a ex-secretária Regina Maura Zetone (sem partido), indicada por Auricchio à sucessão, foi derrotada por Pinheiro na eleição, Figueira apenas ratificou o distanciamento. Em janeiro, marcou presença na posse de Pinheiro. Em fevereiro, ele entregou carta de desfiliação do PTB e logo foi convidado pelo peemedebista para atuar em cargo comissionado no Paço.

“Juntamente com a competente equipe que já foi montada pelo nosso prefeito, vamos conceder todo o apoio aos munícipes e à administração”, disse o novo chefe de Gabinete, afirmando que pretende oferecer atendimentos transparentes e justos à população. “Temos a missão primordial de ajudar e orientar os munícipes, seguindo as diretrizes de governo.”

Professor de Educação Física, o ex-vice-prefeito foi diretor de Esportes no terceiro mandato de Tortorello. A proximidade com Tortorello fez de Figueira um dos cotados para sucedê-lo, em 2004. Foi preterido por Auricchio à ocasião, mas escolhido para compor a chapa pelo próprio prefeito.

No primeiro mandato de Auricchio, ele atuou como secretário de Educação durante dez meses, deixando o posto por desentendimentos com o petebista. Apesar do estremecimento, pesquisas de intenção de voto apontavam que o são-caetanense queria ver Figueira como vice na tentativa de reeleição, em 2008. O fato foi preponderante para que ele fosse mantido na chapa que se reelegeu sobre Jayme Tortorello (PT).




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;