Política Titulo Luta
PR de Diadema tentará manter filiação de Yoshio

Anunciado como novo republicano, vereador disse que não migraria mais para o partido

Raphael Rocha
do Diário do Grande ABC
16/09/2013 | 07:09
Compartilhar notícia


 Presidente do PR de Diadema e secretário de Transportes, José Carlos Gonçalves disse que o partido não desistiu de contar com o vereador Ricardo Yoshio no quadro de filiados. Na quinta-feira, Yoshio anunciou que não mais migraria à sigla republicana por divergência de projetos políticos com a direção da legenda.

José Carlos classificou como “mal-entendido” o estremecimento entre ele e o parlamentar, que seria candidato a deputado estadual no próximo ano. “Sei que o Ricardo ficou chateado e ele tem razão. Não vejo como razão pelo rompimento e, tanto eu quanto a estadual do PR, temos todo interesse que ele venha (à sigla).”

O bloco que continha quatro vereadores do PR, Yoshio e Pastor João Gomes (PRB) se desfez no início da semana após ruído na orientação partidária para algumas votações na Câmara da semana retrasada, como apreciação do convênio de concessão do serviço de água e esgoto para a Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo), absolvição das contas do ex-prefeito Mário Reali (PT) e aumento do IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) e ITBI (Imposto sobre a Transferências de Bens Imóveis).

À ocasião, José Carlos esteve em audiência com o diretor-presidente da EMTU (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos), Joaquim Lopes, e não conseguiu apagar focos de insatisfação, como do vereador Reinaldo Meira (PR), que ameaçou votar contra o projeto de acordo com a Sabesp para zerar dívida bilionária da Saned (Companhia de Saneamento Básico de Diadema).

Yoshio e José Carlos se reuniram na sexta-feira para tentar contornar a situação. Dirigentes da cúpula estadual também entraram no circuito para manter os planos de filiação do vereador, que já tinha gravado inserções televisivas enaltecendo as bandeiras do PR. “Vamos tentar convencê-lo a ficar. Mas se ele optar por ir (não se filiar), vamos respeitar”, adiantou o presidente municipal.

 

FESTA E FUNERAL

Desligado do PDT, Yoshio foi anunciado como novo republicano em festa na Câmara no dia 30. Para um plenário cheio, inclusive com presença do deputado estadual André do Prado (PR), praticamente lançou campanha para deputado estadual. Na atividade, assinou ficha de filiação que ele diz ser simbólica.

Dois partidos surgiram como possibilidade para abrigar o vereador. O mais próximo é o PRB, que saiu juntamente com Yoshio do bloco político formado com o PR. Mas, na semana passada, o vereador conversou com integrantes do Solidariedade, partido idealizado pelo deputado federal e presidente da Força Sindical, Paulinho da Força.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;