Política Titulo Legislativo
Vidoski protocola proposta para acabar com reeleição de presidente

No segundo mandato no comando da Câmara, Sidão vinha ignorando o tema

Gustavo Pinchiaro
do Diário do Grande ABC
16/09/2013 | 07:01
Compartilhar notícia
Maíla Barreto/DGABC


 O vereador de São Caetano Beto Vidoski (PSDB) protocola amanhã projeto de lei que acaba com a possibilidade de reeleição do presidente da Câmara. O tucano garantiu que a proposta tem assinatura de todos os 19 parlamentares, inclusive do atual chefe do Legislativo, Sidnei Bezerra da Silva (PSB), o Sidão, que vinha evitando tratar do tema.

A intenção do projeto é alterar o regimento interno para que nenhum integrante da mesa diretora tenha possibilidade de se manter no cargo. “O projeto diz que o Pio (Mielo, PT) não poderá ser mais primeiro secretário, que o Roberto do Proerd (PMDB) não poderá ser o terceiro secretário e o Sidão não poderá ser mais presidente”, explicou Vidoski. Caso os parlamentares queiram, entretanto, mudar a posição na mesa, não terão impedimentos.

O mandato de vereador é de quatro anos e o dos integrantes da mesa diretora é de dois. A mudança vai ampliar a possibilidade de alternância. “Eu conversei com o prefeito (Paulo Pinheiro, PMDB) e ele me autorizou a protocolar esse projeto”, reforço o tucano.

Pinheiro foi um dos três vereadores – Edgar Nóbrega (afastado do PT) e Moacyr Rodrigues (PSDB) – que votaram contra a alteração do regimento interno para permitir a renovação do mandato na presidência em outubro de 2006. O parlamentar Paulo Bottura (PTB) ocupava o posto há época e foi o responsável por sugerir a mudança. “Sempre fui contrário a reeleição, porque isso pode atrapalhar um vereador que fica um mandato só na Câmara de mostrar serviço. Sou a favor da Câmara impedir essa prática”, comentou Pinheiro.

Sidão comandou o Legislativo no biênio de 2011-2012, depois renovou o mandato de vereador em 2013 e se garantiu, com apoio de Pinheiro, por mais dois anos no cargo. Durante a movimentação para garantir a eleição interna da Casa no fim de 2012, o socilista chegou a condicionar o apoio a sua empreitada a mudança no regimento interno para impedir a reeleição. O assunto, entretanto, acabou sendo evitado pro ele.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;