Automóveis Titulo Golf VII
Evolução, não uma
profunda revolução

Na Europa há mais de um ano, sétima geração
do Golf chega ao Brasil no fim do mês de setembro

Vagner Aquino
Enviado a Frankfurt, Alemanha
11/09/2013 | 07:07
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Divulgação


Ao longo de seus 39 anos de história, o Golf conquistou legião de fãs e habitou mais de 30 milhões de garagens em todo o mundo. No Brasil estreou em 1994, quando a terceira geração passou a ser importada pela Volkswagen. No entanto, quando o assunto é quatro rodas, a evolução sempre é necessária. Por isso, a marca resolveu atacar com sua melhor arma o segmento de hatches médios no Brasil trazendo a sétima geração do modelo, que na Europa é vendido desde abril do ano passado.

O carro, que apesar de 100% novo não passou por reformulações radical, chega às lojas dia 27, mas a imprensa especializada já pôde sentir do que este ícone é capaz. E o melhor, na Alemanha, terra natal do Golf.

O Diário avaliou por quase 80 quilômetros a versão topo de linha GTi, que custará R$ 125.990 na configuração Premium – aquela com todo recheio possível – e traz sob o capô o mesmo propulsor 2.0 TSI da família Passat, porém mais bombado. Aqui são 220 cv e 35,7 mkgf de torque numa faixa que se estende dos 1.500 rpm aos 4.400 giros – no Passat são ‘apenas’ 211 cv e 28,5 mkgf de força.

Como deu para perceber pelos números, saúde não falta ao Golf, que bate o ponteiro do velocímetro nos 100 km/h em 6,5 segundos e atinge a velocidade máxima de 244 km/h. Sim, nos antecipando aos curiosos, nós também testamos o modelo na Autobahn – onde em alguns trechos não existe limite de velocidade –, mas não foi possível chegar a tanto. Aceleramos, porém, o suficiente para perceber que o hatch é muito bom de pista...

ACERTO

Com câmbio autatizado DSG de seis velocidades, suspensão firme e direção eletromecânica progressiva, o Golf esbanja bom comportamento. Mas tudo isso pode dar lugar à fúria. Basta pressionar uma tecla e selecionar o modo de condução esportivo. São quatro diferentes níveis: Sport, Eco, Normal e Individual – selecionáveis na tela touch screeen de 8 polegadas do infotainment, que engloba todo o sistema de entretenimento a bordo.

E o nível de tecnologia não para por aí. Sistemas como o DLA (assistente de luz dinâmica), ACC (controle adaptativo de velocidade e distância – agora com função Stop&Go), detector de fadiga, Start-Stop e proteção proativa dos passageiros fazem parte da lista. Alguns itens estarão disponíveis apenas no começo de 2014 devido à burocrática legislação brasileira.

Em relação à segurança, vale dizer que fizemos exercícios em pista – nas mais variadas condições – para testar na prática todos os sistemas, como controles de tração e estabilidade, funcionamento dos freios ABS com EBD, e do XDS – vulgo bloqueio eletrônico do diferencial que é integrado ao controle eletrônico de estabilidade (ESC) para melhorar o comportamento dinâmico do carro. Ponto para o Golf.

Versão de entrada parte de R$ 67.990; topo de linha passa dos R$ 125 mil

Pela versão básica do Golf, a Highline com motor 1.4 TSI de 140 cv e 25 mkgf de torque a partir dos 1.500 giros, a Volkswagen pede R$ 67.990 no pacote Standard, que engloba itens que vão desde ar-condicionado Climatronic digital de duas zonas, controlador de velocidade, direção eletromecânica e volante multifuncional revestido em couro, freio de estacionamento acionado por botão, sensores dianteiro e traseiro de estacionamento e CD player com tela de 5,8 polegadas com entrada para iPod e SD Card e conectividade bluetooth. Além disso também fazem parte do pacote sistema Start-Stop, freios ABS com EBD, bloqueio do diferencial (XDS), sete air bags e assistente para partida em rampas. Com câmbio automático (as versões de entrada dispõem da transmissão manual de seis velocidades), o preço encarece em R$ 7.000.

Os modelos Elegance (R$ 72.990) e Exclusive (R$ 82.990) podem ser equipados com rodas de liga-leve de 17 polegadas por R$ 280. Na Premium (R$ 92.990), o Park Assist – que estaciona a retira o veículo de vagas paralelas e perpendiculares – não sai por menos de R$ 3.730.

Nas variantes encapetadas GTI – Standard (R$ 94.990), Exclusive (R$ 110.990) e Premium (R$ 125.990) –, o teto solar elétrico salga o preço do hatch em R$ 4.500.




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