Política Titulo Articuladora
Estado avaliza terreno para construção do IML em Mauá

Vanessa Damo intermediou negociação com o governo estadual e fez vistoria na área

Cynthia Tavares
Do Diário do Grande ABC
10/09/2013 | 07:14
Compartilhar notícia
Divulgação


Rua dos Andradas. Esse será o endereço do IML (Instituto Médico-Legal) e do IC (Instituto de Criminalística) em Mauá. O terreno no Jardim Santa Lídia foi avalizado ontem pelo Estado para a construção das duas entidades, após vistoria organizada pela deputada estadual Vanessa Damo (PMDB).

A parlamentar comemorou a conquista, uma das bandeiras de seu mandato. “Foi uma vitória importante para a microrregião de Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra. Atualmente, todos dependem do IML localizado em Santo André, que fica sobrecarregado, o que ocasiona uma demora na liberação dos corpos”, alegou.

Se um morador de Mauá, por exemplo, precisar ir até ao instituto localizado na Vila Príncipe de Gales, ele gastará cerca de 20 minutos para fazer 11 quilômetros de carro, caso o trânsito esteja com fluxo normal. Em horário de pico, o percurso pode demorar até uma hora. A distância para quem mora em Rio Grande da Serra é ainda maior – 25 quilômetros.

A deputada disse que conhece casos de pessoas que não conseguiram fazer um velório longo para pessoas próximas por conta da demora na locomoção do corpo. “O deslocamento para Santo André fica difícil. O IML em Mauá fica mais fácil. A conquista trouxe mais respeito para as famílias da região”, afirmou Vanessa.

O diretor do IML na Capital, Nilton José Soares, também visitou o terreno localizado no Jardim Cerqueira Leite. Porém, ele preferiu a área que fica próxima ao cemitério justamente pela facilidade de acesso. “A localização é privilegiada”, ressaltou a deputada. A área aprovada pelo Estado tem 1.750 metros quadrados, 250 metros quadrados a mais do que o terreno do Cerqueira Leite.

A construção será financiada pelo governo estadual, a contrapartida do município será o terreno. Por conta disso, a Prefeitura precisa preparar toda documentação solicitada pelo IML e encaminhar ao Legislativo o projeto de lei acerca da doação. Como a área é pública, os trâmites não devem demorar.

O Paço informou que aguarda emissão do laudo positivo para dar continuidade ao processo. A autorização será oficializada pela superintendente da Polícia Técnico-Científica de São Paulo, Norma Bonaccorso.

A peemedebista garantiu que vai fiscalizar o andamento da liberação da área. “Como deputada só posso cobrar a documentação. Cabe à Prefeitura enviar todos os documentos necessários para oficializar a doação”, explicou Vanessa.

HISTÓRICO
Mauá tinha uma unidade do IML até 1998. A reivindicação para trazer novamente o equipamento para o município ocorre desde aquela época.

A garantia da construção veio em julho, quando o secretário estadual de Segurança, Fernando Grella, se encontrou com os sete prefeitos no Consórcio Intermunicipal.
A instalação dependia apenas da contratação de 1.853 médicos-legistas no Estado por concurso público. O aumento de 64% no efetivo contemplará a nova unidade do IML na região.
 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;