Economia Titulo Setor automotivo
Montadoras têm
recorde de produção

As empresas ampliam fabricação, apesar de recuo
nas vendas no mercado interno no mês de agosto

Leone Farias
Do Diário do Grande ABC
06/09/2013 | 07:05
Compartilhar notícia
Nario Barbosa/DGABC


A indústria automobilística brasileira bateu recorde de produção e exportações no mês passado, de acordo com números divulgados ontem pela Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores), que representa as montadoras com fábricas no País. As companhias do setor produziram 340,5 mil veículos (entre automóveis, comerciais leves, caminhões e ônibus) e exportaram 64 mil, melhores marcas para agosto de toda a história do setor no País.

O volume expressivo de produção (9% maior que em julho) ocorreu apesar da queda de 3,8% nas vendas de carros novos no mercado interno no mês. Porém, pela média diária (ou seja, o volume vendido dividido pelos dias úteis), o setor registrou estabilidade (alta de 0,5%) nos negócios.

Por sua vez, houve forte retração (de 21,6%) no resultado mensal dos licenciamentos na comparação com igual mês de 2012 – quando foram comercializadas 420,1 mil unidades –, segundo o levantamento da associação.

Nesse período do ano passado houve antecipação de compras por parte dos consumidores, que foram às lojas para aproveitar o que seria o último mês de IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) reduzido para os carros, que contemplava a isenção do tributo para os populares, com motor de 1.0 litro. Na véspera de terminar a vigência, o governo estendeu o incentivo até dezembro de 2012.

VENDAS MENORES

Dessa forma, o setor, que registrava crescimento das vendas internas no acumulado do ano até julho (de 2,9%) ante mesmo período do ano passado, agora registra retração (de 1,2%) nos oito primeiros meses de 2013 ante janeiro a agosto anterior.

A Anfavea segue acreditando em expansão do volume comercializado de carros novos no fechamento do ano, mas revisou para baixo suas projeções de vendas (há alguns meses projetava alta de 4%). Agora estima incremento entre 1% e 2%. A Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores) já vinha apostando que o mercado crescerá em torno de 1%.

Esse descolamento entre o ritmo de fabricação e o de comercialização fez com que os estoques de carros nos pátios das montadoras e nas lojas crescessem. Somam agora 400 mil carros, o correspondente a 36 dias (tempo necessário para desova pelo ritmo atual de licenciamento). Em julho, representavam 35 dias.

O presidente da Anfavea, Luiz Moan, destaca como fato positivo, no entanto, que os veículos fabricados no País vêm ampliando a participação nas vendas no mercado interno, como resultado do programa Inovar-Auto, que ofereceu IPI menor para as montadoras nacionais. Em dezembro de 2011, os importados representavam 27% das vendas e agora são apenas 18,9%. O dirigente cita que isso beneficia as montadoras e também as indústrias de autopeças nacionais, que têm aumento das encomendas para atender a linha de produção de veículos.

EXTERIOR

De janeiro a agosto, o setor registra crescimento de 13,7% na produção em relação a mesmo período de 2012. A associação também revisou para cima suas estimativas para o total produzido no ano de 2013. Há alguns meses, previa alta de 4,5% em comparação aos números do fechamento de 2012. Agora, 11,9%.

Um dos fatores é a melhora das exportações. A entidade está confiante de que será possível crescer 20% em vendas ao Exterior. Isso por causa de fatores como a melhora do câmbio (a desvalorização do real frente ao dólar) e a recuperação de mercados consumidores de outros países.  




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;