Diarinho Titulo Olimpíada
Contagem Regressiva

Faltam poucos dias para o início da Olimpíada de Londres,
que vai acontecer entre os dias 27 de julho e 12 de agosto

Bruna Gonçalves
Do Diário do Grande ABC
22/07/2012 | 07:00
Compartilhar notícia
Marina Brandão


Faltam cinco dias para o início da Olimpíada de Londres, na Inglaterra. Entre 27 de julho e 12 de agosto, todos estarão atentos à maior disputa esportiva do planeta. A capital inglesa será a primeira cidade a sediar os jogos por três vezes (as anteriores ocorreram em 1908 e 1948).

Em 17 dias, reunirá cerca de 10,5 mil atletas - 259 são brasileiros -, além de milhares de autoridades, turistas e profissionais da imprensa. Neste ano, serão 36 modalidades, cujas disputas vão acontecer em Londres e cidades vizinhas. Desde 2005 a capital se prepara para receber os Jogos Olímpicos, que custaram aproximadamente 9 bilhões de libras.

Antes das competições, é tradição ter evento de abertura com elaboradas apresentações artísticas. No último dia também há festa de encerramento. Na sexta (27), a cerimônia começa às 21h (17h no Brasil; o fuso horário tem diferença de quatro horas). O cenário lembrará a área rural e o elenco será composto por 10 mil pessoas, além de ovelhas, cavalos, galinhas, cachorros, entre outros animais. Calcula-se que pelo menos um bilhão de pessoas assistirá ao espetáculo.

PRIMEIRA VEZ - Larissa Moraes, 10 anos, e o irmão Vitor, 8, de Mauá, estão animados para ver a Olimpíada de Londres pela televisão. Fãs de esportes, são feras no judô. Larissa pratica desde os 6 anos e coleciona muitas medalhas. Neste ano, tornou-se campeã paulista da categoria sub-11 e em novembro vai disputar importante campeonato no Sul do País.

A menina sonha em representar o Brasil nos Jogos Olímpicos. E superdedicação de atleta olímpico ela já tem. "Seria um orgulho. Vou assistir na TV e prestar bastante atenção nas técnicas (dos judocas)." Vitor seguiu os passos da irmã e, há três anos, treina e participa de campeonatos. "Dá nervoso na hora de competir, mas é legal fazer amigos."

 

Saiba mais

 

- As Olimpíadas surgiram há mais de 3.000 anos em Olímpia, na Grécia antiga. Realizadas a cada quatro anos, aconteceram até o ano 394, época em que os romanos dominaram a Europa. A disputa voltou em 1896, em Atenas, na Grécia. Ficou conhecida como Olimpíadas da Era Moderna.

- O Estádio Olímpico é o mais importante dos jogos de Londres. Sediará as cerimônias de abertura e encerramento, além das disputas de atletismo. Foi a obra mais cara. Ficou pronta no primeiro semestre de 2011 e tem capacidade para receber 80 mil pessoas. Está no centro do Parque Olímpico, onde há outros locais de competição.

- O cantor Paul McCartney (ex-integrante dos Beatles) é a principal atração da cerimônia de abertura, que terá shows de outros artistas do Reino Unido.

- Londres também será sede da Paraolimpíada - disputa entre atletas com deficiência - que acontece de 29 de agosto a 9 de setembro.

 

 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;