Turismo Titulo Caldas Novas
A praia do cerrado

Rio Quente Resorts oferece atrações para todas as
idades e uma infinidade de piscinas de águas mornas

Angelo Verotti
29/08/2013 | 07:10
Compartilhar notícia
Divulgação


Rio Quente é um pequeno município de Goiás, emancipado de Caldas Novas e, teoricamente, de pouca relevância na geografia mundial. Mas é lá que está situado o Rio Quente Resorts, complexo turístico que recebe 1,5 milhão de visitantes por ano e tem como principal atração o conjunto de piscinas de águas quentes (a 37,5ºC). Isso sem contar o Hot Park, maior parque aquático da América do Sul, com brinquedos de tirar o fôlego de crianças a idosos. Tudo isso espalhado em 500 mil metros quadrados, com bosques, vegetação nativa e áreas ajardinadas.


Fundado em 1964 e em processo constante de modernização, o complexo é uma pequena cidade e aposta no diferencial de oferecer atividades 24 horas por dia, seja dentro ou fora da água, para atrair o público. Além das atrações molhadas, pode-se desfrutar de boates, bares, espaço para shows, área de convenção, lojas, infraestrutura esportiva e parques infantis.


Para receber os hóspedes da melhor maneira possível, o Rio Quente disponibiliza cerca de 1.000 quartos, distribuídos em oito hotéis (quatro na parte interna e quatro no entorno). Os de dentro do complexo são o Rio Quente Cristal Resort (categoria premium), Turismo, Pousada e Rio Quente Vacation Villa (exclusivo para clientes Rio Quente). Fora do complexo, há o Rio Quente Suítes & Flat I, Rio Quente Suítes & Flat III, Hotel Giardino e Eco-Chalé.


O Pousada Hotel acabou de passar por reforma completa, medida que se estenderá ao Turismo. Segundo o diretor de experiência do Rio Quente Resorts, Francisco Costa Neto, está em ação investimento de R$ 400 milhões no complexo, referente ao período de 2007 a 2017. Deste montante, R$ 273 milhões serão consumidos até 2015 e abrangem a construção de um hotel convenção de categoria premium, com 360 suítes-família; de um centro de convenções com 7.000 metros quadrados, com capacidade para 1.440 pessoas e nove salas moduláveis, e do Hot City, centro de entretenimento noturno ao ar livre, que contará com shopping, restaurantes, bares, cinemas e arena para shows com capacidade para 3.000 pessoas.


Para se deslocar dos hotéis e circular por todas essas atrações, o resort oferece seis vans e 32 ônibus, que também fazem o traslado para o aeroporto da vizinha Caldas Novas (viagem de cerca de 20 minutos).
Para saciar o apetite dos que visitam o Rio Quente Resorts nos dias úteis e aos fins de semana, a administração disponibiliza oito restaurantes, seis bares aquáticos, duas sorveterias e uma pizzaria, além de lanchonetes. Isso sem contar o lounge da cervejaria belga Stella Artois e o Clube Chopp Brahma.


As pessoas que gostam de praticar atividades esportivas e as que querem tratamento relaxante especializado também não foram esquecidas. Além de sete quadras de tênis, dois campos de futebol society e um de minigolfe com 18 pistas, os frequentadores têm à disposição academia e uma unidade do Buddha Spa.


As crianças não poderiam ficar de fora da festa. Para entretê-las existe grupo de monitores que as acompanha durante todo o dia, promovendo brincadeiras, shows, números circenses, caminhada ecológica, hidroginástica e esportes aquáticos, entre outros.
Vale lembrar que na região o sol se faz presente em grande parte do ano, com 60% das chuvas ocorrendo entre os meses de novembro e março. A umidade relativa do ar fica em torno de 68% e a temperatura média anual é de 27ºC, com médias mensais de 23ºC a 32ºC.

GEOTERMIA
Por muito tempo, acreditou-se que as águas quentes que saem do pé da serra que abrange o município de Rio Quente eram fruto de algum vulcão extinto. No entanto, após diversos estudos e análises, chegou-se à conclusão de que o aquecimento é feito pelo calor da Terra. Trata-se do fenômeno natural chamado geotermia, que ocorre devido às características naturais da região.


As águas das chuvas penetram em fissuras nas rochas e infiltram-se no solo a até 1.200 metros de profundidade. A cada 30 metros, a água é aquecida em aproximadamente 1ºC, devido à proximidade com o centro da Terra. A água é então aquecida a altas temperaturas, ganha pressão para retornar à superfície e mistura-se com o volume frio do lençol freático. Deste processo resultam as nascentes de águas quentes com temperatura em torno de 37,5ºC, que geram 6,5 milhões de litros por hora e alimentam as piscinas do complexo.


Todo este processo demora cerca de 30 anos para se completar. Conforme a água da chuva entra pelas fissuras nas rochas, ela pressiona o volume já existente, que desce em direção ao centro da Terra e atinge cerca de 75ºC. Com a pressão criada pela água da chuva e pela alta temperatura, as águas ganham força para subir novamente até a superfície e brotar nas 18 nascentes existentes no Rio Quente Resorts.

HOT PARK
Falar em diversão no Rio Quente Resorts é falar em Hot Park. A área de entretenimento tem 21 atrações espalhadas por 55 mil metros quadrados e recebe, em média, 3.000 pessoas diariamente. Turistas e moradores locais ávidos em desfrutar equipamentos que propiciam lazer, alegria e, principalmente, adrenalina. Seja para crianças, adolescentes, adultos ou idosos.


Sempre pensando em modernizar e oferecer as melhores opções, a diretoria inaugurou em 2012 o Xpirado, toboágua radical, de 32 metros de altura e 145 de comprimento. Inspirado no conceito da Disney, o brinquedo ocupa área superior a 3.370 metros quadrados, sendo totalmente tematizado, cheio de suspense e emoção.


Ao chegar ao ponto de entrada, os visitantes são convidados a assistir a um vídeo que detalha a origem da chamada Vila das Almas, abandonada pelos moradores após ataques de piranhas no lago de onde tiravam o sustento. Para acessar o escorregador, deve-se atravessar cenário que reproduz a vila-fantasma de pescadores. Há casas caindo, igreja, mirante, ponte de 80 metros de comprimento que cruza o Rio Quente e uma gruta onde o público pode ver, através da parede, um tanque com mais de 300 piranhas. Está pronto o clima para o momento tão esperado.


A escada de metal em uma torre de madeira, com algumas aberturas nas laterais, leva o aventureiro a cerca de dez andares de altura. Não há como disfarçar o frio na barriga, crescente a cada degrau alcançado. Sente-se uma sensação de inoperância e o ponto crucial é quando se chega à boca do brinquedo. Até dá para fazer meia volta e desistir. Mas dizer o quê depois?


Após as recomendações dos funcionários, só resta controlar a ansiedade, ou melhor, o medo, e se atirar de corpo e alma no escorregador. A descida dura cerca de 18 segundos, a velocidade média é de 30 km/h, e o visitante terminará em um lago com 1,30 m de profundidade. Difícil negar a sensação de alívio ao deixar a atração – mesmo depois de ter ido por duas vezes.


Diferente, mas não menos emocionante, é o Half Pipe, com 13 m de altura. Segundo o Rio Quente Resorts, é o mais alto escorregador do País. Em forma de ‘U’ e inspirado nas pistas de skate, a descida em queda livre é feita em boias que comportam até duas pessoas por vez. Tem-se a impressão de que o frequentador vai despencar do brinquedo.


Há outros tipos de lazer, como mergulho ecológico, rapel, escalada, arvorismo, tirolesa, caiaque, Hot Fly, acqua-ride e Sky Venture. Isso sem contar as opções mais tranquilas, voltadas a crianças e idosos. Além da Praia do Cerrado (leia mais ao lado), destaca-se o Lazy River, que propicia descida lenta e relaxante por um rio artificial com 238 m de comprimento, leve correnteza e percurso com lindos jardins.


Outra atração que chama atenção e vale a visita é o Bird Land, viveiro com 2.000 metros quadrados de área e 13 m de altura. O local abriga cerca de 300 aves de 80 espécies.

PRAIA DO CERRADO
Não é exagero dizer que visitar o Hot Park e não conhecer a Praia do Cerrado é como ir a Paris e não contemplar a Torre Eiffel. Guardadas as devidas proporções, os dois estão intimamente ligados. Cercadas por cerca de 400 coqueiros e com 3.000 metros cúbicos de areia branca (o que equivale a 300 caminhões), as três praias artificiais – Marina, dos Sonhos e do Bikini – estão localizadas em área de 25 mil metros quadrados e podem receber 15 mil pessoas por dia. É o maior conjunto de águas quentes e correntes do mundo.


Para agitar a galera e provocar sensação de diversão, ondas são formadas artificialmente e podem chegar a 1,50 m de altura na Praia do Bikini, o que possibilita, inclusive, a prática de surfe – nas primeiras horas da manhã, o hóspede acima de 7 anos tem à disposição aula do esporte. As ondulações têm vários formatos (de diamante, paralelas, em ‘V’) e são geradas por meio de uma câmara que sopra ar de dois em dois segundos.


Mas aqueles que preferirem podem simplesmente deitar sobre boias e curtir o sobe e desce na água. Um momento de relaxamento e muito prazer.


Pode-se ainda colocar espreguiçadeiras na areia e na área rasa da praia e tomar sol em clima de muito sossego. Isso enquanto não começarem as atrações musicais e de entretenimento, que agitam tanto crianças quanto jovens e adultos.
A Praia da Marina conta com ondas fracas e menores, de no máximo 50 cm. É indicada para as crianças. Ao lado delas ficam as arenas de vôlei e futebol.


Já a Praia dos Sonhos é exclusiva dos hóspedes do complexo. Há um lounge com sofás e poltronas sob ombrelones, além de restaurante privativo e bar aquático.


Vale destacar que a praia artificial é alimentada pela água quente natural do Rio Quente o ano todo, inclusive no inverno. Durante o dia, costuma fazer sol escaldante, enquanto que as chuvas se tornam mais frequentes entre dezembro e fevereiro.

PARQUE DAS FONTES
Um das grandes atrações do Rio Quente Resorts são as correntes naturais de água morna do Parque das Fontes. Um local privilegiado pela natureza e digno de belas imagens. Situada a 630 metros de altitude e rodeada por duchas, saunas e ofurôs naturais, a área conta com oito piscinas de águas termais e correntes com profundidade máxima de 1,93 metro, renovadas a cada 20 minutos.
A transparência e a pureza são impressionantes. É possível até avistar pequenos cardumes viajando de uma piscina à outra, inclusive à noite, sob efeito de iluminação.


As duchas funcionam como massagem estimulante para o corpo, enquanto o relaxamento é garantido nas saunas ou em um dos dois ofurôs escavados na rocha de onde brota a água cristalina e ainda mais quente do que nas demais piscinas. E um detalhe importante: todas as atrações funcionam 24 horas por dia, entre elas, os bares.


Independentemente do horário e das condições climáticas, as duchas, ofurôs – e também as saunas – são um convite à diversão, ao prazer. Nada como boiar de olhos abertos em uma das piscinas, ao luar, e observar o céu mais do que estrelado. Uma sensação quase indescritível e de beleza poucas vezes comparável.


Se a temperatura cair – algo praticamente impossível na região – ou o vento apertar, as saunas no subsolo, com água corrente, são a deixa para momentos de relax ou até para um gostoso cochilo. É experimentar e comprovar!

HOSPEDAGEM
Em dia de bastante agito quase sempre pede uma noite de muito descanso. E opções de acomodação não faltam no Rio Quente Resorts. Uma delas, com certeza, encaixa-se perfeitamente no bolso do hóspede. O complexo conta com oito hotéis – quatro na área interna e quatro fora. A cereja do bolo chama-se Cristal Resort, primeiro hotel premium do empreendimento, inaugurado em 2012. Tem 196 apartamentos, sendo 104 premium, 86 suítes master e duas presidenciais. Há também quatro unidades para pessoas com deficiência.
O isolamento garante ao hotel ares de exclusividade. Somando-se à paisagem, a impressão que se tem é de que não há mais nada nas redondezas. Ponto positivo para conquistar os hóspedes que não fazem questão do agito e da movimentação.


Mais arrojado, com decoração bem planejada, o Cristal foi pensado para atender clientes diferenciados do perfil tradicional do resort. Até 2014, ele estará à disposição de todos os hóspedes, mas a ideia da administração é deixá-lo exclusivo a integrantes do Rio Quente Vacation Club, programa de férias voltado a um público mais exigente.


Congrega 20 mil dos 40 mil clientes do Rio Quente. É como se o visitante comprasse um pacote de diárias de hotéis que pode ser trocado por semanas no próprio resort ou em mais de 4.000 estabelecimentos em cerca de 100 destinos, graças à parceria com o Grupo RCI. O valor varia de R$ 9.000 a R$ 70 mil por ano, e não inclui o aéreo.


Dentre os negócios do Rio Quente como um todo, o sistema de timeshare (tempo compartilhado) já representa 50% das vendas – no Cristal, esse número sobe para 80%, enquanto nas outras unidades do complexo o índice varia entre 25% e 27%.


Outra opção já comum no mercado mundial é a propriedade fracionada. Assim, o consumidor que adquiriu uma fração da residência passa a ter uma escritura, como parte da propriedade de um imóvel. Dono dessa parcela – e do direito de usufruí-lo durante um mês no ano –, o proprietário poderá alugá-lo ou mesmo trocar esse ‘direito’ por uma hospedagem em outro empreendimento da RCI. No caso do timeshare, não existe escritura.


Independentemente de qualquer sistema, o importante é que opções de hospedagem não faltam no complexo. Além do Cristal Resort, o hóspede pode escolher entre sete alternativas de acomodação que vão se adequar ao bolso. Vão desde instalações com preços salgados até as de valor mais em conta. São eles:

Hotel Turismo – 134 apartamentos divididos nas categorias standard (para até três pessoas), luxo (para até quatro hóspedes em duas camas de casal) e suíte luxo (para até dois ou quatro visitantes).

Hotel Pousada – 230 apartamentos divididos nas categorias standard (para até três hóspedes), família (para até cinco) e suíte diamante (até seis).

Rio Quente Vacation Villa – 20 apartamentos exclusivos para os clientes do Rio Quente Vacation Club. Cada um tem 24 metros quadrados e capacidade para até seis pessoas.

Giardino Suítes – 219 apartamentos divididos nas categorias família (com quarto e sala para até cinco visitantes) e superior (apartamentos para até sete).

Rio Quente Suítes & Flat I – 182 apartamentos divididos nas categorias superior (acomodação duplex para até sete pessoas) e família (para até cinco).

Rio Quente Suítes & Flat III – 77 apartamentos divididos nas categorias família (para até cinco hóspedes), superior (duplex para até sete) e master (triplex para até seis ou oito).

Eco Chalé & Camping – 20 apartamentos com capacidade para até três pessoas, 24 chalés (para até quatro ou seis) e seis bangalôs que comportam quatro hóspedes.

GASTRONOMIA
Nada melhor que barriga cheia ao desfrutar as diversas atrações do Rio Quente Resorts. Sobram opções gastronômicas no local. Além dos restaurantes de cada um dos hotéis, o complexo conta com outros dois restaurantes, pizzaria, duas sorveterias, bares molhados no Parque das Fontes e lanchonetes.


Destaque para os exclusivos Stella Artois Lounge e Clube Chopp Brahma, dois ambientes indispensáveis na programação noturna e que apresentam o melhor em gastronomia e drinques. O ambiente da cervejaria belga foi projetado em estilo arquitetônico arrojado, tematizado com os quatro elementos: terra, ar, água e fogo, enquanto que o da brasileira tem decoração retrô estilo boteco carioca, com piso xadrez em preto e branco, parede em tijolo aparente, toldos e ombrelones listrados na área externa. Ideal para quem aprecia chope e música ao vivo.


Os hóspedes ainda contam com o Marolo Café (coffe shop) e a Pizzaria e Gelateria Alecrim. Periodicamente, o resort também se torna a capital gastronômica de Itália, México, Alemanha, Espanha, Arábias e Japão, além de receber o Festival Brasileiro e Goiano. São as semanas temáticas, com o melhor da cozinha típica de cada região.


Tanto o cardápio como a ambientação ficam a cargo do chef Carlos Gonçalves Pinheiro, que procura sempre fazer com que o hóspede sinta o clima da nação homenageada.


Os visitantes também têm a oportunidade de assistir a apresentações musicais e danças típicas de cada localidade.
A culinária goiana, além do festival, está presente ao longo do ano. Uma vez por semana, para aguçar o apetite e a curiosidade dos hóspedes, o complexo serve pratos típicos.

* O jornalista viajou a convite do Rio Quente Resorts
 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;