Internacional Titulo
Republicanos atacam posição de democratas sobre guerra do Iraque
Da AFP
05/06/2007 | 23:07
Compartilhar notícia


Os pré-candidatos republicanos à presidência dos Estados Unidos atacaram nesta terça-feira a atitude de seus concorrentes democratas em relação à guerra do Iraque, durante um debate na TV. No programa, realizado em New Hampshire, o pré-candidato e ex-prefeito de Nova York, Rudolph Giuliani, disse que os democratas vivem "um estado de negação".

Segundo Giuliani, a guerra no Iraque "foi definitivamente o que tinha que ser". "Era impensável deixar Saddam Hussein no poder e prosseguir com a luta contra o terrorismo". O senador John McCain abriu fogo contra a pré-candidata democrata Hillary Clinton, que tem prometido acabar com a guerra se for eleita presidente.

"Quando diz que esta é a guerra do Sr. Bush, que é a guerra do presidente Bush, esquece que quando o presidente Clinton estava no poder, ninguém disse que nossa intervenção na Bósnia era a guerra do presidente Clinton", destacou McCain.

A maioria dos candidatos republicanos disse que a estratégia de enviar mais tropas ao Iraque dará mais tempo para a vitória. O ator da série de TV "Law & order" Fred Thompson, que manifestou sua disposição de ser pré-candidato, não foi ao debate, promovido e transmitido pela CNN.

As pesquisas mostram Giuliani na frente da corrida republicana à Casa Branca, mas esta vantagem está caindo e, segundo analistas políticos, é conseqüência de suas posições "liberais" em relação ao aborto e temas sociais.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;