Internacional Titulo
ONU: paz no Oriente Médio só é possível através do diálogo
Da AFP
05/06/2007 | 19:54
Compartilhar notícia


O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, lembrou nesta terça-feira o 40º aniversário da guerra de 1967 no Oriente Médio afirmando que a paz duradoura e o fim da ocupação israelense nos territórios árabes só podem ser obtidos mediante negociação.

"Como o 40º aniversário da guerra árabe-israelense nos lembra, um Estado para os palestinos, segurança para os israelenses e paz para a região não podem ser alcançados pela força", afirmou Ban, que visita a Espanha.

"O fim da ocupação e uma solução política para o conflito é o único caminho a seguir para israelenses, palestinos, sírios, libaneses e a região", acrescentou. "Isto só será possível através de negociações para acabar com a ocupação, com base no princípio de terra pela paz", conforme as resoluções do Conselho de Segurança da ONU.

O secretário-geral lembrou os "homens, mulheres e crianças que morreram ou tiveram suas vidas despedaçadas pelas tragédias do conflito no Oriente Médio, especialmente os palestinos, que continuam vivendo sob uma ocupação que dura 40 anos".

Ban renovou o compromisso mundial para "trabalhar incansavelmente para alcançar uma paz justa, ampla e duradoura na região, de acordo com as leis internacionais e as resoluções do Conselho de Segurança".

Em 1967, Israel ocupou a Cisjordânia e o leste de Jerusalém, que eram da Jordânia, as Colinas de Golã, da Síria, e a Faixa de Gaza e o Sinai, do Egito, uma área mais de três vezes maior que o Estado de Israel naquela época.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;