Economia Titulo
Meirelles confirma estudos para modernizar legislação cambial
Da Agência Brasil
05/06/2006 | 19:31
Compartilhar notícia


O presidente do Banco Central, Henrique Meirelles, confirmou nesta segunda-feira a existência de uma série de estudos do governo federal, além de um projeto de lei apresentado ao Congresso Nacional, para tornar mais moderna a legislação cambial brasileira. Segundo ele, isso faz parte de um processo.

Meirelles lembrou que, no ano passado, o Conselho Monetário Nacional já aprovou uma série de medidas da maior importância nessa direção.

Segundo o presidente do BC, o câmbio reage às forças de mercado: "Na medida em que crescem as exportações, cresce o saldo comercial, aumenta o ingresso de divisas no Brasil, e isso tem efeito no câmbio, além da melhora do risco país versus a evolução dos riscos no mercado internacional etc. O importante é que nós estamos com um regime de câmbio flutuante, e trabalhando para modernizar ainda mais a legislação, de maneira que o mercado brasileiro possa refletir os fundamentos, corrigir os desequilíbrios e permitir que o Brasil cresça de forma sustentada", esclareceu.

Meirelles afirma que o importante é que "o saldo comercial brasileiro está em um patamar como nunca houve na história, as exportações estão num patamar como nunca houve na história, e o mais importante ainda, a economia está crescendo com a criação de empregos".

Meirelles confirmou a informação dada no mesmo evento pelo ministro do Desenvolvimento, Luiz Fernando Furlan, de que o governo estuda medidas para reduzir a volatilidade do câmbio e até para atender algumas demandas dos empresários, entre os quais investidores americanos.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;