Economia Titulo Serviço
Avianca e Gol lideram lista de cancelamento de voos
Soraia Abreu Pedrozo
Do Diário do Grande ABC
20/07/2012 | 07:30
Compartilhar notícia


As companhias aéreas Avianca e a Gol lideram o ranking de cancelamentos e atrasos nos voos domésticos e internacionais elaborado pelo Procon-SP, com base em informações da Anac (Agência Nacional de Aviação Civil). Foram avaliadas TAM, GOL. Azul, Webjet, Avianca, Trip e Passaredo.

O levantamento mostra que, considerando as rotas domésticas, a Avianca foi a empresa com maior percentual de cancelamentos 13% (575), seguida pela Gol, 10% (2.601). Nos voos internacionais a Gol registra o maior percentual, com 8%, o que representa 54 viagens.

Nos atrasos, a Passaredo lidera o grupo nos voos domésticos, com 32% das aeronaves que decolaram com mais de 30 minutos além do previsto. No mesmo período e quesito, a Avianca esteve no topo da lista dos voos internacionais, tendo 23% deles decolando com mais de 30 minutos além do previsto e mais de uma hora.

Desde o dia 4 de junho todas as empresas aéreas devem enviar para agência reguladora e publicar em seus próprios sites a situação de cancelamentos e atrasos dos voos, para que o consumidor possa consultar. Essas informações, no entanto, não estão listadas de forma que facilite a identificação de empresas e percursos que apresentam mais problemas. "Mais importante do que a divulgação dos dados, o comparativo entre as empresas possibilita que o consumidor exerça seu principal direito, o de escolha", afirma o diretor executivo do Procon-SP, Paulo Arthur Góes.

Góes destaca, ainda, que a pesquisa nas planilhas é dificultada pela mistura de voos internacionais e domésticos na mesma lista. Além disso, a divulgação dos problemas em percentual. "Mais completo e justo seria, se também contássemos com a justificativa para o cancelamento e atrasos dos voos."




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;