Nacional Titulo
ONU: adolescentes são pais de 10% dos bebês do mundo
21/06/2004 | 23:29
Compartilhar notícia


Jovens entre 15 e 19 anos são responsáveis por 10% dos nascimentos no mundo. A estimativa faz parte das estatísticas usadas pelo Fundo da ONU (Organização das Nações Unidas) para a População que em relatório publicado nesta segunda-feira aponta o crescimento do número de países com o tema na agenda após dez anos da reunião de Cúpula do Cairo sobre questões de população.

O problema, segundo a entidade, é que a maioria dos países não conta com recursos suficientes para lidar com os desafios, principalmente no setor de saúde reprodutiva.

A ONU – que não explica a origem dos dados nem as organizações que os forneceram – também diz que, por ano, 14 milhões de jovens entre 15 e 19 anos se tornam mães e os riscos de complicações durante a gravidez são duas vezes mais altos nesse grupo do que entre as mulheres entre 20 anos e 25 anos. O risco é cinco vezes maior entre jovens de 10 a 14 anos.

Quanto a mortes por causa de aborto induzido, as estatísticas na ONU mostram que 78 mil jovens poderiam ser salvas por ano se esses abortos fossem feitos de forma segura.

Dados de 2003 do Fundo da ONU para a População mostram que quase metade dos cidadãos do mundo tem menos de 25 anos, a maior geração jovem da história, e 87% deles vivem em países pobres. Muitos não têm acesso a serviços básicos. Diante disso, a ONU sugere que os países adotem políticas especiais na área de planejamento familiar.

Segundo o relatório, 90% dos 169 países avaliados contam com algum tipo de ação nesse sentido, mas 80% afirmam não dispor de recursos públicos para adotar medidas para atingir as metas planejadas pela ONU. A entidade estabelece, entre vários pontos, que o mundo deve reduzir em três quartos a mortalidade maternal. Estimativas usadas pelas Nações Unidas mostram, porém, que 600 mil mulheres ainda morrem por ano de complicações da gravidez e 18 milhões sofrem pelo resto da vida as seqüelas deixadas por essas complicações.

Além disso, registram-se no mundo 330 milhões de infecções sexualmente transmissíveis por ano, metade entre jovens. Só a Aids soma 40 milhões de infectados.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;