Cultura & Lazer Titulo Desenho
Desenhista em busca
de um recomeço

Renato Carês apresenta antigos e novos
trabalhos em primeira mostra individual

Luís Felipe Soares
Do Diário do Grande ABC
15/08/2013 | 07:00
Compartilhar notícia
Divulgação


O desenhista Renato Carês está em fase de transição. Após morar por mais de duas décadas em Diadema, ele se mudou para São Bernardo no ano passado e deseja ser reconhecido artisticamente no novo endereço. “É um recomeço. Agora estou com a cabeça mais no lugar. Tanto que deixei de assinar com o apelido Kb-Leira, como fiquei conhecido”, explica Carês, que divide o tempo entre as horas que passa desenhando ao som de Frank Zappa e clássicos do jazz com o trabalho de servidor público.

O primeiro passo para a nova empreitada começa hoje à noite, a partir das 19h, com a abertura da exposição 'Dispara(r)te', que toma conta da programação da Biblioteca de Arte Ilva Aceto Maranesi, na Pinacoteca Municipal. A visitação gratuita segue até 21 de setembro.

Em sua primeira mostra individual, Carês apresenta cartuns que brincam com situações absurdas em relação ao cotidiano. “O público vai encontrar pequenas histórias surreais, críticas sobre o consumo e contos sobre a esperança. Apesar de tudo ser uma grande fábula, é muito cunhado em casos simples que vemos no nosso dia a dia”, afirma.

Aos 38 anos, sua principal técnica é o nanquim e bico de pena, elementos dos quais se aproximou graças a oficinas artísticas que participou em Diadema. O estilo pode ser visto na maioria das dez obras que fazem parte da exposição. “Descobri que caras que eu admirava, como Will Eisner, usavam o nanquim para desenhar e decidi ir para esse lado também, mesmo puxando para uma pegada mais cartunesca.” O acervo também conta com dois trabalhos digitais e um elaborado com tinta acrílica.

As ideias para os desenhos surgem de suas andanças pelas ruas e viagens de ônibus. O que lhe chama mais atenção são as expressões das pessoas com quem cruza. Segundo Carês, “observo bastante e fico imaginando o que elas estão pensando. Fico na percepção da energia do espírito desses desconhecidos. Raramente faço personagens sorrindo, pois talvez seja a expressão que mais revelamos. Quando estamos mais sérios ou pensativos, temos um mistério”. Parte do diferencial da mostra será inventar histórias para essas figuras ilustradas.

Dispara(r)te – Exposição. A partir de hoje, às 19h. Na Biblioteca de Arte Ilva Aceto Maranesi (Pinacoteca Municipal) - Rua Kara, 105, São Bernardo. Tel.: 4125-2379. Ter. a sáb., das 9h às 17h; qui., das 9h às 20h. Até 21 de setembro. Grátis.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;