Fechar
Publicidade

Segunda-Feira, 21 de Junho

|

Max º Min º
Clima da Região Trânsito Assine Clube do Assinante Diário Virtual Login

Política

politica@dgabc.com.br | 4435-8391

Alckmin quer apressar abertura do Poupatempo em Mauá

Tiago Silva/DGABC Diário do Grande ABC - Notícias e informações do Grande ABC: Santo André, São Bernardo, São Caetano, Diadema, Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra

Governador tenta agilizar trâmite para inaugurar posto em julho de 2014, perto da eleição estadual


Bruno Coelho
Do Diário do Grande ABC

12/08/2013 | 07:00


Mirando a reeleição ao governo do Estado, Geraldo Alckmin (PSDB) tem como meta inaugurar o Poupatempo de Mauá até julho de 2014, três meses antes da eleição estadual. O secretário municipal de Planejamento Urbano, José Afonso Pereira, estima que as adequações ao prédio que abrigará o serviço – atualmente ocupado pelas secretarias de Serviços Urbanos e Mobilidade Urbana – tenham início em outubro.

Durante visita ao Grande ABC em maio, Alckmin oficializou as unidades do Poupatempo para Mauá e Diadema, que se somarão aos postos de Santo André – com previsão de inauguração para 2014 – e São Bernardo, em funcionamento desde 2001. No mês seguinte, o prefeito Donisete Braga (PT) acertou com o diretor da Prodesp (Companhia de Processamento de Dados do Estado de São Paulo), Admir Ferro (PSDB), o local do equipamento mauaense.

Pela Lei Eleitoral, qualquer candidato a um cargo eletivo não pode participar de inaugurações de obras públicas nos três meses que antecedem a eleição. Por isso, Alckmin tem pressa na abertura do Poupatempo em Mauá, tradicionalmente reduto eleitoral do PT – em 2010, tucano teve 10.295 votos a menos que o derrotado Aloizio Mercadante (PT).

“Há intenção do governador de ele mesmo inaugurar,antes do período eleitoral”, comenta José Afonso. O secretário participou de reuniões na Prodesp para tratar dos serviços municipais que serão incorporados ao posto.

Por enquanto, a Prodesp analisa o anteprojeto do Poupatempo, contendo as possíveis demandas da cidade incorporadas na unidade. A perspectiva do governo Donisete é de uma resposta da administração tucana até o início de setembro. Em seguida, caberá ao Paço a elaboração do projeto executivo, que deve levar aproximadamente mais 45 dias, antes de entregá-lo ao Palácio dos Bandeirantes.

O desejo compartilhado pelos governos municipal e estadual é que as obras de adequações do prédio, situado na Rua Cineasta Glauber Rocha, região central de Mauá, se iniciem ainda neste ano. O custo previsto para a intervenção é de R$ 3 milhões.

Segundo José Afonso, o Paço já sabe para onde as secretarias de Serviços Urbanos e Mobilidade Urbana serão deslocadas, mas por ora prefere não revelar a localização. “Já temos um lugar em vista. Mas isso depende da Prefeitura viabilizar a permuta dessa área e por isso não posso falar”, frisa. Atualmente, o prédio abriga equipamentos das Pastas e 268 servidores.

CONCENTRAÇÃO

A ideia do governo municipal é concentrar os principais serviços da Prefeitura no Poupatempo. Tanto que a Central de Atendimento ao Cidadão, no térreo do Paço, será deslocada para o posto – a gestão ainda não sabe o que fazer com o espaço após a transferência.

A administração municipal quer passar ao Poupatempo serviços de parcelamento de dívida ativa, trânsito, licenciamento, Procon e área de atendimento da Sama (Saneamento Básico do Município de Mauá), entre outros.

Existe a intenção de passar o posto de atendimento da Foz do Brasil – concessionária dos serviços de esgoto da cidade – do Mauá Plaza Shopping também para o Poupatempo, mas, segundo José Afonso, o espaço demandado é grande e ainda não há a certeza da viabilidade da transferência.

A Prodesp definirá quais demandas do município serão incorporadas na unidade do Poupatempo, antes da elaboração do projeto executivo.



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


Copyright © 1995-2017 - Todos direitos reservados

;