Internacional Titulo
Grécia pede a Turquia que observe trégua olímpica
Da AFP
05/08/2004 | 22:17
Compartilhar notícia


A Grécia pediu nesta quinta-feira que a Turquia respeite a trégua olímpica, depois de constatar violações de seu espaço aéreo por parte de caças turcos, a poucos dias da abertura dos Jogos de Atenas.

O porta-voz do governo grego, Théodore Roussopoulos, disse que a "trégua olímpica deve ser respeitada por todos". Ele lembrou que os dirigentes turcos firmaram uma "declaração de trégua olímpica", iniciativa lançada pelo precedente governo socialista grego com o apoio das Nações Unidas.

O Estado-Maior da Grécia anunciou que dois caça turcos F-4 violaram nesta quarta-feira o espaço aéreo grego sobre a Ilha de Limnos, no norte do Mar Egeu. Os aviões foram seguidos por caças gregos e "enquadrados por radares de baterias de mísseis antiaéreos", informou um comunicado do Estado-Maior.

A imprensa grega havia alertado nos últimos dias sobre outras violações do espaço aéreo.

Roussopoulos destacou que, atualmente, as ações dos caças turcos são "44% inferiores em relação ao mesmo período do ano passado". Em 2002, a Grécia registrou 6 mil violações de seu espaço aéreo, o que significava um aumento de 300% em relação a 2001.

Há muito tempo que os dois países discutem os limites do espaço aéreo no Mar Egeu. A Grécia reivindica um espaço aéreo de 15 km a partir de seu litoral, mas a Turquia reconhece apenas 10 km.

Inauguração- A oito dias da cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos, a prefeita de Atenas, Dora Bakoyannis, inaugurou na noite desta quinta-feira a praça de Syntagma, situada no coração da capital grega, diante do Parlamento Nacional, e que foi reformada para as Olimpíadas.

A festa contou com um show de conhecidos músicos gregos. Além de canteiros de flores e da abertura de cafés, a mítica praça foi remodelada e ganhou nova iluminação para "a festa dos Jogos", disse a prefeita.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;