Economia Titulo
Governo não vai mudar lei de responsabilidade fiscal, diz Mantega
Da Agência Brasil
05/06/2007 | 19:39
Compartilhar notícia


O ministro da Fazenda, Guido Mantega, afirmou nesta terça-feira que o governo não mudará "em hipótese alguma" a Lei de Responsabilidade Fiscal e nem a que reestrutura as dívidas dos governos estaduais com a União (Lei 9496/97).

"É possível encontrar alguma flexibilidade para os estados, pois é natural que os governadores queiram mais espaço orçamentário para fazer investimentos, mas essas duas leis foram importantes para alcançarmos a solidez fiscal que o país possui atualmente".

A declaração do ministro foi durante entrevista coletiva para apresentar o novo titular da Secretaria do Tesouro Nacional, o economista Arno Augustin. Mantega fez várias recomendações ao substituto de Tarcísio Godoy, que volta a ser secretário-adjunto do Tesouro nacional.

"Queremos manter o princípio da responsabilidade fiscal, o que significa que Augustin vai se habituar a dizer mais não do que sim. Secretário que diz sim para tudo quebra os cofres públicos, logo, não é um bom secretário", resumiu o ministro.

Ele pediu firmeza na gestão orçamentária e fiscal para que se cumpra o superávit primário (economia que o governo faz para pagar juros da dívida). A meta é de 3,7% do Produto Interno Bruto (PIB, a soma de todas as riquezas produzidas no país), o que equivale a R$ 91 bilhões.

O ministro também aconselhou uma boa gestão da dívida pública para tornar o país mais seguro.



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;