Política Titulo Reeleição presidencial
PT trabalha para
ter primeira vitória
em São Caetano

Partido aposta na posição do aliado PMDB que está no comando do Palácio da Cerâmica

Gustavo Pinchiaro
Do Diário do Grande ABC
05/08/2013 | 07:49
Compartilhar notícia
Montagem/DGABC


O comando do PT de São Caetano se articula para criar condições de obter pela primeira vez uma vitória eleitoral no município. O momento em que o PMDB – maior aliado dos petistas no âmbito nacional – está no comando da Prefeitura com Paulo Pinheiro é visto como ímpar para conquistar o objetivo de reeleger a presidente Dilma Rousseff (PT) e o obter êxito na empreitada do ministro da Saúde, Alexandre Padilha, recém-definido como pré-candidato ao governo do Estado.

A gestão peemedebista levou o PT pela primeira vez à base governista de um prefeito são-caetanense. Pinheiro, inclusive, tem dado aval à iniciativa com discurso de fortalecimento do PMDB, sigla que está representada na chapa de Dilma pelo vice-presidente Michel Temer, um dos responsáveis pela chegada do prefeito ao partido – antes era do PTB.

“O fato de a cidade ser governada pelo nosso principal partido aliado (no Congresso) deve facilitar as coisas. Teremos um diálogo maior para construir as candidaturas proporcionais, que vão servir de base para a majoritária. Temos que pensar em um projeto regional”, comentou o vereador Pio Mielo (PT).

Para obter o respaldo de atuar com autonomia no processo, o mandatário do petismo local, Márcio Della Bella, e Pio Mielo se aproximam dos comandos do partido em São Bernardo e Santo André – as duas maiores cidades da região. Na semana passada, o prefeito são-bernardense, Luiz Marinho (PT), que é visto como liderança regional, o pré-candidato a deputado estadual pelo PT e presidente do São Bernardo Futebol Clube, Luiz Fernando Teixeira, e o presidente do diretório andreense, Luiz Turco, receberam o parlamentar.

O vereador já conta como certo coordenar a campanha de Luiz Fernando Teixeira na região. “Estou convicto disso e esperamos apoio do prefeito nessa candidatura, que tem propostas que atendem o Grande ABC.”

E continuou: “Nós temos a obrigação de ter papel de protagonista nessa eleição para contrapor em São Caetano o projeto retrógrado do PSDB para o governo estadual. Sabemos que será uma campanha difícil para todos (por conta dos desgastes da onda de protestos). Vamos superar esse momento de sensibilidade política”.

Nos últimos 30 anos de administrações do PTB, os petistas sempre foram oposição e o governo alinhado com o PSDB. Em 2010, o governador Geraldo Alckmin (PSDB) obteve 56.937 votos ante os 21.199 conquistados pelo hoje ministro da Educação, Aloizio Mercadante (PT). Já o ex-presidenciável derrotado José Serra (PSDB) conquistou 50.330 sufrágios no município, ante 22.332 da presidente Dilma.
 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;