Cultura & Lazer Titulo Agenda
Liberdade para
almas torturadas

Sesc Santo André recebe neste sábado o
espetáculo Paranoia, que mescla dança e teatro

Luís Felipe Soares
do Diário do Grande ABC
24/07/2013 | 07:17
Compartilhar notícia
Nario Barbosa/DGABC


Por meio de poesia, cenas e movimentos tentam transportar para o palco a realidade da São Paulo da década de 1960. Em parceria com o GEM (Grupo Experimental de Música), de Santo André, a Companhia de Danças de Diadema volta para o Grande ABC com o objetivo de fazer coreografias e música refletirem a realidade do passado da maior metrópole do Brasil.

O resultado dessa montagem está em 'Paranoia', com sessão única no sábado, às 18h, no Sesc Santo André. Com entrada franca, o espetáculo é recomendado para maiores de 16 anos.

A atração é baseada livremente no texto homônimo do paulistano Roberto Piva (1937-2010), publicado originalmente em 1963. Uma das obras mais reconhecidas do escritor, o poema faz viagem literária pelo universo underground da cidade e todo o seu potencial urbano.

A primeira performance da coreografia ocorreu em 2011. Com direção assinada por Ana Bottosso, 'Paranoia' abusa da percepção de sentimentos em torno do poder de São Paulo em reunir um sem número de almas que parecem estar sufocadas. A performance dos dez bailarinos em cena chama a atenção pela energia e intensidade na busca por refletir o provocante desejo de liberdade que marca o texto de Piva.

Em cerca de uma hora de apresentação, a companhia mistura o individual e o coletivo. Os movimentos parecem mesclar diferentes estilos contemporâneos, além de flertar com o balé em certos momentos.

A direção musical de Luciano Sallun comanda a trilha sonora montada pelo GEM especialmente para o espetáculo. Surgindo por meio de instrumentos produzidos pelo próprio grupo, as canções tentam ajudar o público – e o elenco – a imergir nessa Capital estilizada.

ParanoiaDança. Sábado, às 18h. No Sesc Santo André – Rua Tamarutaca, 302. Tel.: 4469-1200. Grátis.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;