Automóveis Titulo Serviço
Uma forcinha para
frear com segurança

Sistema BAS entra em ação quando o motorista
não freia com força suficiente para acionar ABS

Lukas Kenji
24/07/2013 | 08:30
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 Você está trafegando na velocidade limite da rodovia, quando percebe a presença de um obstáculo na pista. O freio é acionado rapidamente, mas você não imprime a força necessária para que o sistema ABS (antitravamento) possa entrar em ação, pois se assusta com o tremor do pedal. É aí que entra em funcionamento o BAS (Brake Assist System ou Sistema de Assistência à Frenagem), que percebe a eminência de uma frenagem emergencial e impõe maior força no pedal para que o carro percorra a menor distância possível, evitando acidentes.

"Isso acontece porque são colocados sensores no pedal, que detectam a velocidade com que ele é pressionado. Neste momento, o vácuo é liberado mais rápido a fim de que o ABS seja acionado e proporcione uma frenagem de emergência em segurança”, explica o especialista técnico do Cesvi (Centro de Experimentação e Segurança Viária) Alessandro Rubio. 

Em outras palavras, o BAS é um auxílio ao condutor menos experiente ou desinformado em relação ao funcionamento dos freios antitravamento. “Existe um dilema a respeito de alguns componentes de segurança em relação ao consumidor final. As vezes ele acredita que o freio pode estar com problemas devido a trepidação”, relata o especialista, que afirma ainda ser necessária melhor explicação do funcionamento de alguns itens de segurança, tanto na formação do condutor quanto na venda do veículo.

Essa necessidade se faz mais importante devido à obrigatoriedade do ABS na fabricação dos veículos a partir de 2014 e ausência do BAS em veículos mais populares. Esta tecnologia, que surgiu em veículos premium, só está presente em segmentos superiores aos sedãs médios e disponível nos pacotes mais caros.




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