Internacional Titulo Decisão de tribunal
Líder opositor russo é libertado após ser condenado
19/07/2013 | 09:26
Compartilhar notícia
Dmitry Lovetsky/AP


Um tribunal russo libertou nesta sexta-feira o carismático líder opositor Alexei Navalny, menos de 24 horas depois de ele ter sido condenado por fraude. Segundo ele, a medida foi tomada por causa dos protestos contra a sentença de cinco anos de prisão, vista por seus partidários como uma ação para silenciar o inimigo do presidente Vladimir Putin.

A promotoria havia pedido que Navalny, candidato a prefeito de Moscou, tivesse a prisão suspensa até a decisão sobre um recurso para que, dessa forma, possa participar do processo eleitoral, marcado para o outono (no hemisfério norte). A ação foi vista como uma tentativa de acalmar a raiva dos eleitores e dar legitimidade a uma votação que deve ser vencida pelo candidato apoiado pelo Kremlin.

O blogueiro, que expôs o alto nível de corrupção e zombou do Kremlin, não informou se vai permanecer na corrida eleitoral. Após a decisão judicial, ele abraçou sua mulher e agradeceu aos milhares de partidários que protestaram contra sua condenação na praça Manezhnaya, próxima ao Kremlin, batendo palmas e gritando "liberdade" e "Putin é um ladrão!"

Vestindo uma camiseta preta e jeans, ele afirmou que sua libertação foi resultado dos protestos de quinta-feira e afirmou que sua condenação e sentença "haviam sido determinadas pelo governo presidencial...mas quando as pessoas saíra para Manezhnaya, ele correram para voltar atrás na decisão".

O juiz Ignatiy Embasinov demonstrou apoio à libertação, afirmando que o encarceramento de Navalny o "impediria de exercer seus direitos de ser eleito". Navalny não pode viajar para fora de Moscou e permanecerá solto até que o recurso sobre sua condenação seja julgado.

A advogada de Navalny, Olga Mikhailova, descreveu a decisão desta sexta-feira como sem precedentes na Rússia. Do lado de fora do tribunal, Navalny foi saudado por partidários e uma delas ofereceu a ele blini, um tipo de panqueca russa, um forma de brincar com o nome do juiz que o sentenciou, Sergei Blinov.

Navalny declarou que é "impossível prever" se a decisão desta sexta-feira pode elevar suas chances de ser absolvido durante a apelação e disse que ainda não decidiu se vai ou não continuar sua campanha para a prefeitura da capital russa.

Navalny se tornou conhecido durante uma série de grandes protestos em Moscou contra a reeleição de Putin e seu terceiro mandato presidencial, em março de 2012. Ele começou a atrair atenção ao publicar, em seu blog, suas investigações sobre corrupção em empresas estatais nas quais ele mesmo tinha ações. Navalny e seu grupo de advogados e ativistas vasculharam registros de propriedades fora do país e descobriram que graduados funcionários do governo e integrantes do Legislativo tinham ativos não declarados no exterior. Fonte: Associated Press.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;