Economia Titulo Setor automotivo
Vendas de carros zero
têm retração na 1ª
metade do mês
Leone Farias
do Diário do Grande ABC
17/07/2013 | 07:07
Compartilhar notícia
Arquivo/DGABC


As vendas de carros zero-quilômetro recuaram na primeira metade do mês na comparação com mesmo período de junho. Somando automóveis e comerciais leves, a comercialização caiu 13,13%, segundo dados divulgados pela Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores). Em relação ao início de julho de 2012, a queda é de 14%

Para Julian Semple, diretor da consultoria Carcon, o feriado do dia 9, embora tenha sido só no Estado de São Paulo, atrapalhou — e também, a segunda, dia 8, já que muita gente emendou.“O Estado tem um terço da frota brasileira”, explica. Apesar da retração, há expectativa de recuperação no fim do mês. Semple assinala que maio teve 20 dias úteis e, agora serão 23 (sem incluir o dia da Revolução Constitucionalista).

Além disso, as montadoras estão com muitos lançamentos, que colaboram para aguçar o interesse do consumidor, segundo ele. “E o desemprego continua baixo”, cita. Em relação à alta dos juros básicos pelo Banco Central, o consultor diz que leva alguns meses para isso refletir na ponta, nas taxas ao consumidor. A Fenabrave prevê crescimento de 3,3% nas vendas de automóveis e comerciais leves em 2013.
 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;