Política Titulo S.Bernardo
Obra da Câmara deve durar até dia 20

Tião só entregou lista de adequações ontem; oposição cobra auditoria em São Bernardo

Rogério Santos
Do Diário do Grande ABC
11/07/2013 | 07:00
Compartilhar notícia


A morosidade da Construtora Cronacon vai empurrar a conclusão da construção do prédio da Câmara de São Bernardo pelo menos até o dia 20. O prazo de entrega da obra expirou dia 1°.

Ao contrário do que anunciou semana passada, o presidente do Legislativo, Tião Mateus (PT), entregou ontem aos representantes da empresa a lista de reparos a serem feitos na nova estrutura do Legislativo. Falhas foram detectadas em vistoria da direção da Casa.

De acordo ele, os representantes da empresa, com sede na Capital, não foram a São Bernardo na semana passada por causa do feriado prolongado de 9 de julho.

Com isso, o prazo de dez dias para a empresa fazer as adequações, que terminaria neste fim de semana, só vai expirar no dia 20. “Se eles não fizerem o que foi determinado neste prazo, vamos multar a empresa”, disse o petista, que não soube informar o valor da penalidade.

Segundo Tião Mateus, a lista de consertos inclui a passarela que vai ligar o anexo 1, onde ficam os gabinetes dos vereadores, à nova estrutura do Legislativo.

A previsão era de que o acesso fosse concluído no domingo, mas a equipe do Diário encontrou ontem funcionários trabalhando na parte interna da rampa.

Desde que assumiu o comando da Câmara, Tião Mateus tem adotado postura branda com os atrasos da empresa contratada por seu antecessor e idealizador da polêmica construção, Hiroyuki Minami (PSDB).

Sem terminar a intervenção em setembro do ano passado, como estava previsto no contrato assinado com a Câmara, a Cronacon se comprometeu a entregar o prédio em 30 de março. Mas, antes do prazo expirar, a empresa pediu mais 90 dias para concluir os trabalhos.

Enquanto a direção da Casa estudava o pedido, Tião cogitou multar a empresa.Quase um mês depois, a Cronacon não foi punida e ainda conseguiu esticar até 1° de julho o prazo da obra.

Na semana passada, os diretores da Câmara receberam termo provisório de conclusão da obra. Tião tem sustentado que só receberá o alvará de conclusão do prédio quando estiver com os reparos concluídos.

Polêmica desde que foi iniciada em novembro de 2011, a construção foi orçada inicialmente em R$ 28,4 milhões, mas deve consumir R$ 35 milhões. Mesmo com o edifício inacabado, o espaço vem sendo utilizado desde 12 de dezembro de 2012, quando Minami inaugurou o espaço no improviso. O tucano aproveitou a última sessão como presidente da Casa, em dezembro, para entregar o espaço.

AUDITORIA TRAVADA

Enquanto a construção do prédio da Câmara não acaba, a oposição está cobrando de Tião Mateus agilidade para começar a auditoria para avaliar os contratos da obra entre novembro de 2011 e dezembro de 2012, período que Minami presidiu o Legislativo. Em maio foi aberto edital para contratar a empresa que realizará o pente-fino.

“O prazo de conclusão da obra expirou de novo e não aconteceu nada, por que será?”, criticou o líder da bancada do PPS, Julinho Fuzari. O popular-socialista argumenta que, se a auditoria não começar até setembro, levará o caso para análise do MP (Ministério Público).

Tião Mateus disse que recebeu algumas propostas de empresas, mas só abrirá os envelopes em agosto, após o recesso parlamentar.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;