Política Titulo Campanha
Com peripécias, Salles aposta no contato direto
Fábio Martins
do Diário do Grande ABC
14/07/2012 | 07:00
Compartilhar notícia


No peculiar estilo despojado, o candidato ao Paço de Santo André pelo PDT, Raimundo Salles, roubou a cena ontem em feira da Rua Queiroz Filho, no bairro Jardim Guaraciaba. O pedetista fez de tudo um pouco durante o ato. Mostrando proximidade com parte dos moradores, jogou baralho, comeu sardinha, pastel e mexerica, moeu pimenta, pediu votos, enjaulou um cidadão numa grade, além de resgatar à época de servente de pedreiro, assentando piso em imóvel ao lado.

Não bastasse as peripécias anteriores, Salles entrou num consultório dentário de declarada eleitora e ameaçou uma paciente, de maneira irônica, de aplicar injeção caso ela não votasse no número 12, dígito do PDT nas urnas. Ao sair do espaço, se deparou com pessoas que faziam panfletagem do prefeiturável do PT, Carlos Grana. Sem hostilidade, o pedetista adiantou que não produziu material por falta de ‘grana', recebendo, na sequência, folheto do petista. "Eu estou com Grana. Pode pegar", rebateu a colaboradora do PT.

Contrariando a maioria dos adversários que estão evitando sair às ruas sem material de campanha, mesmo com a falta de panfletos ele mostrou ser reconhecido pela população. "Essa tem de ser a sua vez, Salles", bradavam alguns amigos. Essa é a quarta eleição seguida do pedetista, a segunda para o Paço. Porém, até agora colecionou derrotas. Em sua participação no pleito municipal de 2008, ficou em terceiro lugar, conquistando 70 mil votos.

Salles argumentou que possui essa característica por ser de fácil acesso, sem usar faceta. "Tenho relações com as pessoas. Combino a articulação política com gostar do convívio interpessoal", disse, ao completar que ser solícito ajuda no início de campanha. "O eleitor imagina se aquele candidato é capaz de interferir no cotidiano de modo positivo. Sinto que a população quer mudança de verdade."

Propostas - Entre as propostas, o candidato do PDT garantiu que uma de suas prioridades abrange transporte público. Segundo ele, a primeira ação no setor será implantar corredor exclusivo de ônibus e bilhete único, acusando o concorrente petista de copiar projeto. "Sempre preguei isso. Agora o Grana se apropria dessa ideia, pois ele falava somente de bilhete intermunicipal." Exercendo mandato de deputado estadual, Grana apresentou a criação do bilhete único metropolitano.

Para atender usuário e empresário, o prefeiturável diz que reduzirá o ISS de 3% para 1% sobre a operação para contrabalancear bilhete único. Além disso, promete subsidiar o transporte. "O subsídio seria de R$ 2,5 milhões ao mês no sistema. Isso segura o preço da tarifa. Hoje a empresa tem de manter alta, pois há gratuidade em muitos casos. Isso tem de ser dividido pela sociedade."




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;