Economia Titulo Sindicatos
Sindicato recebe
visita de delegação
norte-americana

Trabalhadores dos Estados Unidos pedem apoio dos brasileiros na busca por direito trabalhista

Tauana Marin
do Diário do Grande ABC
02/07/2013 | 07:17
Compartilhar notícia
Divulgação


O Sindicato dos Metalúrgicos do ABC recebeu ontem os dirigentes da UAW (United Auto Workers), o sindicato dos trabalhadores da indústria automotiva dos Estados Unidos. A delegação inclui o presidente da entidade, Bob King, trabalhadores, além do ator e ativista norte-americano Danny Glover, que acompanha o grupo e defende melhorias nas condições trabalhistas dos metalúrgicos norte-americanos.

Diante dos prefeitos de São Bernardo e Santo André, Luiz Marinho e Carlos Grana, respectivamente, os dirigentes sindicais contaram que o objetivo da vinda ao País foi o de formar o que chamam de “solidariedade internacional”, que possibilita a troca de informações e parcerias. Atualmente a entidade está realizando a campanha que denuncia a violação dos direitos humanos dos metalúrgicos em montadoras instaladas no estado do Mississippi.

“Nossa lei não nos garante quase nada. Aqueles que não são sindicalizados, por exemplo, podem ser demitidos a qualquer momento por justa causa, sem direito nenhum. As demissões não têm custos elevados devido a legislação vigente. Além disso, a pressão sobre o profissional é absurda”, conta Bob King.

No Mississippi, segundo integrantes da UAW, uma das empresas emprega 6.000 pessoas, mas quase metade tem contratos temporários sem garantia ou estabilidade de emprego, e não é permitida negociação coletiva na região.

“Nos solidarizamos com a causa. É difícil aceitar que isso ocorra em tempos como os nossos. Vamos apoiar essa categoria protestando e denunciando essas falhas em nosso País”, diz Rafael Marques, presidente do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC. Também participou do encontro dirigentes do Sindicato da base de São Caetano.
 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;