Economia Titulo Finanças
Famílias ampliam compra
de bens de consumo

Pesquisa revela que 57,5% das casas da região têm
TV de LCD ou plasma; alta anual de 12,8 pontos

Pedro Souza
do Diário do Grande ABC
02/07/2013 | 07:21
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Celso Luiz/DGABC


A venda de crédito mais barato teve reflexo em parte dos domicílios do Grande ABC. Aumentou o número de famílias que possuem os bens de consumo mais desejados e com preços mais acessíveis, como televisões com tela de LCD ou plasma e os microcomputadores.

No caso dos aparelhos televisores com telas de alta tecnologia, por exemplo, em fevereiro do ano passado, 44,7% das famílias tinham esse produto. No mesmo mês deste ano, 57,5% dos lares tinham, pelo menos, um desses bens.

Na mesma esteira de aquisição de itens, no segundo mês de 2012, 65,5% nas sete cidades declararam que tinham um PC em casa. A fatia da população que afirmou o mesmo em fevereiro era de 72,1% dos moradores da região.

E como consequência no maior número de lares com um microcomputador, o acesso à internet também saltou. Na relação anual, o percentual de famílias que navegavam na rede mundial de computadores passou de 60,8% para 67,4%.

Os resultados são da mais recente Pesquisa Socioeconômica do Inpes/USCS (Instituto de Pesquisa da Universidade Municipal de São Caetano). Para chegar aos dados, os pesquisadores utilizam entrevistas de amostra da população e aplicam estatísticas para chegarem à imagem do Grande ABC. A margem de erro do estudo é de 3,5 pontos percentuais.

“Acredito que é um crescimento normal”, disse o coordenador do Inpes/USCS, Leandro Prearo, sobre o resultado da pesquisa. Especificamente sobre a TV, ele acredita que há muito para crescer. “Ainda não atingiu o ponto de saturação.”

Para Prearo, a facilidade de acesso ao crédito também contribuiu com o resultado. Tendo em vista que desde de abril de 2012, os bancos iniciaram competição pelas menores taxas de juros, o que melhorou a situação para os consumidores.

REAL - O aumento real de 3,3% no rendimento das famílias também contribuiu para mais pessoas comprarem os bens desejados. Segundo o levantamento, a renda média em fevereiro estava em R$ 3.624, contra R$ 3.508 em 2012. Estudo de alunos da Universidade Metodista de São Paulo, publicado recentemente no Diário, apontou ainda que, no Grande ABC, quanto maior o salário, mais o consumidor contrata crédito.

Período final da redução do IPI para a linha branca estimula compras

As reduções do IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados), que teve reflexo direto nos preços da maioria dos produtos da linha branca, também surtiu efeito na posse de bens das famílias. Este é o caso do forno de microondas. Em fevereiro de 2012, 77,9% dos domicílios tinham o item. Já no segundo mês deste ano, conforme a Pesquisa Socioeconômica do Inpes/USCS, passou para 83,2%.

“Era o último respiro do IPI reduzido”, argumentou o coordenador do Inpes/USCS, Leandro Prearo. Isso porque na quinta-feira, o ministro da Fazenda, Guido Mantega, anunciou majoração das alíquotas desses tributos para a linha branca.

Prearo destacou ainda que a máquina de lavar roupa entrou neste aumento da demanda impulsionado pelo período final da redução do IPI. No segundo mês de 2012, 86,1% das famílias tinham esse produto. Em fevereiro, 87,8%.
 




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