Política Titulo Diadema
Lauro coloca
Darronqui em
Desenvolvimento

Ex-prefeiturável de São Caetano será substituto de Kuroiwa no primeiro escalão de Diadema

Raphael Rocha
Do Diário do Grande ABC
30/06/2013 | 07:10
Compartilhar notícia
Nario Barbosa/31.01.2011/DGABC


Engenheiro e comandante de diversas Pastas na Prefeitura de São Caetano, Iliomar Darronqui (PR) será o novo secretário de Desenvolvimento Econômico no governo Lauro Michels (PV), em Diadema.

O nome foi definido em acordo com o deputado estadual Orlando Morando (PSDB), padrinho político e um dos principais fiadores da campanha de Lauro ao Paço diademense no ano passado.

O tucano já havia indicado Wagner Kuroiwa, ex-diretor da Vigilância Sanitária de São Bernardo, para gerenciar o departamento. Kuroiwa pediu demissão do cargo no dia 12, alegando motivos particulares. Desde então a área era gerida por Erica Alessandra de Santana, ex-conselheira tutelar de São Bernardo.
A nomeação de Darronqui no primeiro escalão do governo deve ser feita nesta semana, quando Lauro vai efetivar outras alterações no secretariado (leia mais abaixo).

Ex-presidente do diretório de São Caetano do PR, Darronqui teve cargos de destaque na administração do prefeito Luiz Olinto Tortorello, morto em 2004. Era diretor de Obras (Tortorello não trabalhava com secretarias) quando aguardava aval do então chefe do Executivo para sucedê-lo no Palácio da Cerâmica.

Mas não foi o escolhido por Tortorello, que optou pelo seu diretor de Saúde, José Auricchio Júnior (PTB). Sem a bênção, Darronqui decidiu concorrer à Prefeitura na raia oposicionista. Tinha como cabo eleitoral o ex-prefeito Walter Braido, morto em 2008. O apoio, porém, foi insuficiente.

O republicano recebeu 12.130 votos e ficou longe da polarização daquela disputa entre Auricchio e o petista Hamilton Lacerda.

Eleito prefeito em 2004, Auricchio decidiu manter Darronqui por perto e ofereceu cargo de assessor especial. Pouco tempo depois, o ex-prefeiturável foi tirado da vaga e permaneceu em funções de menor destaque na administração. Porém, ele terminou a gestão do petebista como secretário de Mobilidade Urbana.

Em 2009, Darronqui foi protagonista de movimentação política envolvendo o PSDB e Morando. O deputado estadual articulou para colocar o aliado na presidência do tucanato local. Auricchio, por sua vez, correu para alocar nome de confiança no comando do PSDB. E ganhou a queda de braço, ao emplacar o então reitor da USCS (Universidade Municipal de São Caetano).

ABERTURA

Lauro estuda nomeação de um integrante do PSB para a Pasta de Assistência Social e Cidadania, hoje gerenciada pela vice-prefeita Silvana Guarnieri (PTB). As negociações com os socialistas estão avançadas.

A principal indefinição está na Secretaria de Segurança Alimentar. O setor é comandado interinamente por Indernes Martins dos Reis Júnior, conhecido como Júnior Despachante, mas pode ser oferecido a Fagner Dourado, filho do vereador e líder de governo, José Francisco Dourado (PSDB).




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;