Turismo Titulo Corredeira
Viagem pelos subterrâneos de Puerto Princesa
Heloísa Cestari
Do Diário do Grande ABC
12/07/2012 | 07:11
Compartilhar notícia


Ele sempre foi considerado o rio subterrâneo mais longo do mundo. Só perdeu o título em 2007, quando outra corredeira com as mesmas características foi descoberta na península mexicana de Yucatán. Mesmo assim, o chamado Puerto Princesa Underground River, na ilha filipina de Palawan, apresenta uma vantagem que o concorrente latino-americano não tem: é navegável. O que significa que o turista poderá percorrer os 8,2 km de curso que serpenteiam uma caverna espetacular antes de desaguar no mar da China.

O parque nacional que abriga esta maravilha da natureza ocupa uma área de 3.900 hectares com nada mais, nada menos do que 11 diferentes ecossistemas, desde uma selva de musgo em solo montanhoso até recifes de corais no oceano e uma das mais importantes florestas da Ásia. O resultado é uma grande variedade de animais endêmicos (só encontrados nesta região do planeta) e ameaçados de extinção, como o faisão-esporeiro, o morcego-raposa, a lontra Aonyx cinerea, os pequenos pandas, as civetas e os texugos da espécie Mydaus javanensis.

Macacos, esquilos e lagartos (como o grande Monitor lizard) também são vistos com facilidade nas dependências do Parque Nacional do Rio Subterrâneo de Porto Princesa, declarado Patrimônio Mundial em 1999 pela Unesco.

Para chegar até lá, é preciso cumprir um trajeto de 40 minutos de barco a partir do porto e caminhar por mais cerca de 10 minutos até a boca do rio, onde os turistas geralmente param para tirar fotos da entrada da gruta enquanto aguardam a chegada de uma outra embarcação com guia que os levará caverna adentro, devidamente equipados com capacete e coletes salva-vidas.

Os condutores orientam os visitantes a seguir em silêncio durante todo o percurso. Mas a medida não se deve a motivos místicos ou de introspecção - embora várias formações rochosas lembrem imagens religiosas, como o rosto de Jesus Cristo. A questão é que quem não dá ouvidos ao conselho corre o risco de acabar com excrementos de morcego na boca, tamanha a quantidade destes animais em meio às estalactites.

Capital de Palawan, Porto Princesa possui cerca de 200 mil habitantes e vários outros atrativos além do rio, como uma famosa fazenda de crocodilos e vários pontos indicados à prática do mergulho. Entre os monumentos destacam-se a Catedral da Imaculada Conceição, o quartel de origem espanhola, o Museu de Palawan e os parques de Mendoza e da Princesa Eulália.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;