Política Titulo Disputa interna
Paulo Teixeira encontra resistência no PED

Deputado federal tenta emplacar candidatura para comandar diretório nacional do PT

Rogério Santos
Do Diário do Grande ABC
16/06/2013 | 07:13
Compartilhar notícia


A reeleição de Rui Falcão no comando do diretório nacional do PT é praticamente consenso entre os petistas, mas nos bastidores encontra a resistência do deputado federal Paulo Teixeira (PT-SP), que articula para participar do PED (Processo de Eleição Direta) que será realizado em 10 de novembro.


Paulo é ligado à corrente A Mensagem, grupo minoritário no PT, ao contrário de Rui Falcão, que integra a CNB (Construindo um Novo Brasil), da qual fazem parte o ex-presidente Luz Inácio Lula da Silva e o prefeito de São Bernardo, Luiz Marinho.


A alta cúpula petista quer evitar o clima de disputa e trabalha pelo consenso nos pleitos internos que ocorrerão em nível nacional, estadual e nos municípios.


A busca por candidaturas únicas minou o ímpeto do deputado federal Vicente Cândido (PT-SP) de disputar o comando do PT no Estado. Um grupo do qual participava o chefe do Executivo são-bernardense tentou emplacar o nome de Cândido, mas esbarrou no desejo de Lula emplacar o ex-prefeito de Osasco Emidio de Souza, para substituir o atual mandatário estadual da sigla, Edinho Silva.


Agora existe um movimento para convencer Paulo Teixeira a desistir da candidatura, dentre eles, Marinho. A interferência do prefeito de São Bernardo acaba com as possibilidades de apoio ao parlamentar.
A situação é inusitada por que Marinho está articulando para lançar o irmão de Paulo Teixeira, Luiz Fernando Teixeira, candidato a deputado estadual. O projeto político não foi oficializado, mas o caminho natural é uma dobrada entre os dois.


Amigo pessoal de Luiz Marinho, o presidente do São Bernardo Futebol Clube tem causado desconforto no diretório petista de São Bernardo, porque a iniciativa de candidatura partiu de Marinho, sem discussão com a sigla.
A inserção do irmão de Luiz Fernando não é favorável no Grande ABC. O comando de todos os sete diretórios municipais tem maioria ligada à CNB. Mas, a atuação do parlamentar petista na região vai engrossar a disputa por votos para assegurar assento na Câmara dos Deputados.


O atual representante do PT de São Bernardo na Câmara Federal, Vicente Paulo da Silva, o Vicentinho, terá que somar forças com Paulo Teixeira e Ricardo Berzoini que têm apoiadores na região, e Francisco Chagas, que contará com apoio do presidente do diretório petista de São Bernardo, Wanderley Salatiel, que atuará como assessor do parlamentar.


CENÁRIO INCERTO


As articulações políticas para definir o cenário eleitoral de 2014 estão cada vez mais indefinidas. Avalizada por Luiz Marinho, a candidatura de Luiz Fernando incomodou o comando local do PT, mas é bem-vista por quase todos os 20 vereadores da bancada governista, apesar de alguns ainda não admitirem publicamente.


Até mesmo o líder do governo, José Ferreira, recordista de mandatos na Câmara, com oito eleições consecutivas, jogou a toalha ao reconhecer que a candidatura do empresário e dirigente esportivo dificulta seu projeto de disputar assento na Assembleia Legislativa.


O caminho que se desenha é o PT lançar as candidaturas de Ana do Carmo, que buscará a reeleição, Luiz Fernando e o dirigente do Sindicato dos Metalúrgicos do Grande ABC, Teonílio Monteiro da Costa, o Barba.
 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;