Diarinho Titulo Cinema
É importante ter amigo!

Em Universidade Monstros, a amizade de Mike e Sulley nasce quando aprendem a lidar com as diferenças

Bruna Gonçalves
Do Diário do Grande ABC
16/06/2013 | 07:00
Compartilhar notícia
Divulgação


Quem assistiu a Monstros S.A. não imagina que os inseparáveis Mike e Sulley se desentendiam muito quando eram estudantes. A história de como nasceu a amizade da dupla será conhecida em Universidade Monstros, que chega aos cinemas na sexta (21).

A animação em 3D revela como o estudioso verdinho Mike e o grandalhão metido a sabichão Sulley superam as diferenças ao serem expulsos do curso de Sustos. Aos poucos, descobrem que um precisa da ajuda do outro para se tornar assustador profissional.

Na vida real, amigo é quem, além de brincar com a gente, se preocupa e respeita nossas opiniões, mesmo sem concordar com todas. Também compartilha segredos, nos escuta e está sempre pronto para ajudar nos momentos bons e ruins.

A relação de amizade é muito importante para os humanos. É maneira pela qual as pessoas aprendem umas com as outras. Além disso, pesquisas revelam que ter amigos proporciona bem-estar. Desse modo, é superimportante cuidar de quem gostamos.

É o que fazem Luiza Assencio, 10 anos, e Anna Luiza Cruz Oliveira, 9, de Santo André, que se conhecem há cinco anos e não se desgrudam na escola. Elas curtem as mesmas brincadeiras, ajudam-se nas lições e frequentam a casa uma da outra. “Acho importante ter amigo porque é alguém que sempre está do seu lado. A gente vai se conhecendo com o tempo até virar íntimo e dividir os segredos”, diz Anna Luiza.

Mesmo passando muito tempo juntas (em sala não sentam próximas para não tagarelar demais), elas não costumam brigar. “Tem menina que implica com tudo. Por isso, a amizade nunca dura. Tem de respeitar sempre”, afirma Luiza.


Sonho de se tornar assustador

Todo mundo tem um sonho e torce para que, um dia, se torne realidade. Em Universidade Monstros, o desejo de Mike é virar grande assustador. A decisão é tomada durante excursão com a escola para a fábrica Monstros S.A., que coleta gritos de crianças humanas para gerar energia elétrica.

Mas é na universidade com o melhor curso de Sustos que o monstrinho verde vai se dedicar para ser o melhor. Logo no primeiro semestre, porém, seus planos fogem do controle; nem tudo era como esperava.

No filme, os personagens são monstros, mas é muito fácil de a gente se identificar com as situações que vivem. Estudar muito, por exemplo, não é o suficiente para Mike se dar bem. Ele terá de provar para todos – incluindo a exigente diretora Hardscrabble – que tem talento para assustar.

No começo, Mike não vai com a cara do grandalhão Sulley (integrante de tradicional família de assustadores). Eles se tornam rivais. Só que a dupla não imagina as consequências dessa competição.

O longa traz características das universidades norte-americanas como as fraternidades (clube de estudantes que têm o mesmo interesse por algo). Mike e Sulley farão parte da Oozma Kappa, que reúne monstros isolados dos demais (como nerds). Colorida e superdivertida, a animação emociona ao mostrar a importância da amizade.


Todo mundo tem um talento especial

Quem já mudou de escola sabe que, no início, pode ser difícil de se adaptar à nova rotina. É normal sentir friozinho na barriga e ter medo de não fazer amizades. Entretanto, sempre encontramos alguém que pode se tornar nosso amigão.

Em Universidade Monstros, Mike sofre bullying na infância. No curso de Sustos também tem dificuldade de se enturmar por não ser muito assustador. Mas, aos poucos, o monstrinho verde percebe que tem outras habilidades para se dar bem.

Por ser estudioso, ele usará seu conhecimento e determinação para ajudar a fraternidade Oozma Kappa a ser respeitada pelas outras da universidade e virar forte candidata para ganhar os jogos dos sustos. Mike mostrará aos colegas que cada um tem talento especial para contribuir com a equipe.

Na animação, a gente descobre que ninguém precisa fingir ser outra pessoa só para ser aceito pela turma. Nossos amigos têm de gostar da gente pelo que somos de verdade.


Amizade por estar em qualquer lugar

É na família que, em geral, encontramos os primeiros amigos. Mas uma grande amizade pode surgir em qualquer lugar. Gabriel Noffs Idalla, 10 anos, e Gabriel Monteiro Matias, 10, de Santo André, estudam juntos há cinco anos. Mas foi durante as partidas de futebol no clube no fim de semana que se tornaram amigos. “Jogamos em times diferentes, mas torcemos para o mesmo (Palmeiras). É fácil falar do esporte”, diz Gabriel Noffs. Na escola também costumam conversar bastante, mas sentam separados na classe para não atrapalhar os estudos.

Para os meninos, a amizade verdadeira continua além da sala de aula. “Nos conhecemos tanto que até nossos pais são amigos. Quem não tem amizade fica triste por não ter ninguém ao seu lado”, afirma Gabriel Monteiro.

A dupla acredita que continuará unida mesmo após sair da escola. “Não vamos nos ver todos os dias, mas dá para manter contato. Todos têm de fazer um esforço”, fala Gabriel Noffs.


Saiba mais

A personagem diretora Hardscrabble é inspirada na Scolopendra Gigantea, conhecida como centopeia do Amazonas.

A Universidade Monstros foi fundada em 1313 e tem opções de cursos, como Humanidade e Monstruosidades, Sustos e Ciências.

Para produzir o filme foram feitos 100.856 rascunhos de cenas, o maior número já criado para um desenho da Pixar (estúdio de animação).

O visual de Archie, o porquinho assustador do longa, foi inspirado na cachorra da raça spaniel japonês do diretor Dan Scanlon.


Consultoria da psicopedagoga Sandreilane Cano.
 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;