Merida é a protagonista corajoga da animação 'Valente', que
invade as telonas na sexta-feira e é inspirada em lenda celta
Nem sempre é fácil escutar não. Para Merida, aceitar a palavra parece mais complicado. Filha do rei Fergus e da rainha Elinor, recebe da mãe as lições para se tornar princesa educada e obediente. Mas a garota não quer saber de tantas regras. Gosta mesmo de andar livre por aí, correr com o cavalo Angus, treinar arco e flecha, subir em penhascos, deitar na grama, vestir e comer o que quiser.
A ruivinha é a estrela de Valente, animação em 3D que estreia sexta (20) nos cinemas. A adolescente é a primeira protagonista menina de uma produção da Pixar (estúdio responsável pelos sucessos Toy Story, Procurando Nemo e Wall-E).
Inspirado numa antiga lenda celta, o filme mostra a grande aventura pela qual Merida e todas as pessoas no mundo real vivem: crescer. Chegou a hora de encontrar um marido para a garota. Pretendentes de três famílias devem participar de competição para conquistar sua mão. Mas é claro que somente os pais dela estão animados com a ideia. Casamento está longe dos planos da jovem, que deseja ser a responsável pelo próprio destino.
Para assegurar sua liberdade, Merida resolve romper com a tradição, deixando todos muito bravos, principalmente a rainha Elinor. E é para mudar a opinião da mãe que a protagonista recorre ao feitiço de uma bruxa - que nada tem de má, mas é bem esquisitona. A magia não sai como o esperado e Merida terá de ser muito corajosa para resolver a confusão.
A relação entre pais e filhos não costuma ser o tema de grandes animações. Esse é um dos motivos que torna Valente boa surpresa na telona. Por mais que a gente ame alguém pode, um dia, fazer tremenda besteira e magoá-lo. Então, cabe a nós mesmos reconhecer o erro e se esforçar concertá-lo. No fim das contas, ser feliz é o destino que todos realmente deveriam buscar.
Saiba mais:
O rei Fergus, pai de Merida, adora lutar. Perdeu uma perna ao brigar contra o urso gigante Mor'du, para proteger a família. Apesar de corajoso, faz de tudo para não deixar a rainha Elinor brava. Muito educada, é ela quem coloca ordem no castelo. Isso se os trigêmeos Harris, Hubert e Hamish não estiverem por perto. Superespertos e bagunceiros, os meninos criam vários planos para pegar as guloseimas feitas pela cozinheira.
O primeiro nome que a animação recebeu foi The Bear and The Bow, que significa O Urso e o Arco (fazendo referência à arma usada por Merida). Só depois ganhou o título de Valente.
Antes de conferir Valente na telona, a plateia assistirá ao curta-metragem La Luna. A animação conta a história do menino que acompanha pela primeira vez o trabalho mágico do pai e do avô.
O Lago Ness é uma das paisagens mais famosas da Escócia. Ficou conhecido no mundo todo por causa da lenda sobre o monstro aquático que o habita. Apelidado de Nessie, o bichão teve foto publicada nos jornais em 1934, mas era falsa. Até hoje, nenhum cientista comprovou a existência do animal no lago.
Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.