Automóveis Titulo Gol G4 x March
E agora: o magrelo ou o gordinho?

Quem leva a melhor neste duelo de hatch compactos?

Vagner Aquino
11/07/2012 | 08:08
Compartilhar notícia


O mês de julho está aí. Férias, viagens... Seja no Litoral, na cidade ou no campo, o que muitos procuram é azaração. Porém, todo mundo sabe que para conquistar aquela gata é necessário, no mínimo, um pouco de charme, estilo e   sex appeal . E o mesmo acontece no mundo das quatro rodas. Para ser o escolhido dentre tantas opções, o foco é tentar agradar.

É verdade, neste comparativo não estamos lidando com nenhum galã de novela das oito – traduzindo para a linguagem dos carros, nesta página não se vê nenhum superesportivo musculoso, ou mesmo nenhum modelo   premium . Pelo contrário. Os pretendentes aqui são gente  do povo. Tanto que o Volkswagen Gol (que parte de R$ 24.291) é simplesmente o modelo mais vendido do Brasil há mais de duas décadas. Só em junho, fechou com 27.275 emplacamentos, segundo a Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores).

Ao seu lado está o March, hatch da Nissan que não sai por menos de R$ 24.990, e vem fazendo a cabeça da galera. No mês passado, conquistou 5.121 vendas. Vale dizer que, para a entidade, os modelos competem em segmentos diferentes, o Gol, como Veículo de Entrada, e o March, Hatch Pequeno.

Traduzindo, esse sucesso todo não acontece por causa dos   belos olhos azuis , mas pelos (baixos) valores.

Com aparência franzina e um tanto quanto   quadradão  (ultrapassado), o Gol não esconde o peso da idade. A quarta geração deu as caras no País em meados da década passada – na verdade um tapinha da G3, nascida em 2000.

Já o March é mais atual, mas “um pouco arredondado demais”, é o que comentam alguns homens ao analisar as linhas do mexicano. Por outro lado, as mulheres adoram.

 

O QUE CADA UM TEM – O Gol vem completamente   pelado . Sem nada! Exceto os itens essenciais, como volante, faróis e rodas, tudo é comprado à parte. A versão Trend que você vê nesta página, na realidade, trata-se de um pacote opcional.

Já o March tem um conjunto mais envolvente. De série, vem com   air bag  duplo e computador de bordo, itens indisponíveis no Volkswagen.

Itens como coluna de direção com ajustes, direção elétrica e retrovisor com comando elétrico são opcionais no Nissan. Juntos, os pacotes Plus e Conforto custam R$ 4.500, elevando o preço final para 29.490. No Gol, tais equipamentos sequer estão disponíveis, mesmo assim, com os opcionais mencionados, o valou sobe para R$ 31.598.

HORA DE EXPERIMENTAR – Apesar da aparência cansada, na hora do vamos ver, o Gol se destaca. Mesmo o motor 1.0 Total Flex da Volks ser oito válvulas (no March são 16) e ter três cavalos a menos de potência, o modelo é mais esperto no trânsito. Pode ser que os 69 quilos a menos façam a diferença entre o   magrelo  e o   gordinho .

O torque do March (de 10 mkgf a 4.350 giros) é maior que o do Gol, mas o Nissan sofre mais quando trafega em subidas. Difícil se manter em terceira marcha – a redução é sempre necessária.

Em termos de suspensão, ponto para o March, já quando assunto é câmbio (ambos, manuais de cinco marchas), o favoritismo é todo do Gol, que é mais bem escalonado.

Por dentro, ambos se equivalem. Mesmo com personalidades opostas e bastante espartanos, cada um agrada a sua maneira. Na hora de viajar, o Gol também se mostra mais disposto. São dez litros a mais que o Nissan na hora de carregar as malas.

Realmente, nenhum deles chega a ser um   galã , mas dão um   caldo ...

VEREDICTO - Sem rodeios, vamos direto ao ponto: o March leva a melhor neste comparativo. Mesmo com preço inicial um pouco mais alto que o Volkswagen, o Nissan oferece lista de equipamentos menos incompleta e design (muito) mais atual. O Gol tem três cv a menos que o rival, mas o desempenho agrada mais, mérito do menor peso e da precisão do câmbio manual de cinco marchas, que não foge à regra da mecânica da marca, sempre muito bem acertada.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;