Automóveis Titulo Kia Optima
Protagonista de
novela da Globo

Avaliamos o Kia Optima (R$ 104,9 mil) que é utilizado pela
vilã Carminha de 'Avenida Brasil'; modelo possui motor 2.4

Marcelo Monegato
Do Diário do Grande ABC
11/07/2012 | 08:00
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Quando o assunto é maldade, Carminha, personagem interpretada pela atriz Adriana Esteves na novela Avenida Brasil, é referência. Da linhagem de Nazaré (Senhora do Destino), Flora (A Favorita) e até mesmo Odete Roitman (Vale Tudo). No entanto, ela não é ‘expert’ somente na arte de enganar o Tufão (Murilo Benício), mas também em escolher carros. Prova disso é o Kia Optima que ela usa para desfilar pelo bairro do Divino, e que o Diário teve oportunidade de avaliar.

Oferecido em versão única – motor 2.4 16V (180 cv) e câmbio automático de seis marchas –, o sedã fabricado na Coréia do Sul, mas projetado nos estúdios de design da Kia nos Estados Unidos e na Alemanha, custa R$ 104,9 mil.

Nos seis primeiros semestre deste ano, o Optima teve 422 unidades comercializadas, o que lhe garante a boa quarta posição no segmento dos sedãs grandes, muito atrás da dupla da Hyundai, Sonata (2.771 emplacamentos) e Azera (2.477), e relativamente próximo do Volkswagen Passat (720) – os números são da Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores).

CARRÃO EM MEDIDAS – Com 4,84 m de comprimento, 1,83 m de largura e 1,45 de altura, o Optima tem espaço de sobra para a Carminha arquitetar planos maquiavélicos com muito conforto, tanto nos momentos em que está ao volante, ou mesmo quando é conduzida pelo motorista particular a algum evento social. Há centímetros de sobra para os joelhos, ombros e cabeças. O porta-malas agrada com seus 437 litros.

O requinte também está presente no acabamento interno, que não esconde a (boa) influência alemã – especialmente no console central, e nos comandos de áudio e do ar-condicionado –, sem, no entanto, renegar a origem asiática – visível no painel de instrumentos, que utiliza três círculos, similares aos que equipam, por exemplo, alguns carros das japonesas Honda e Nissan.

Os materiais utilizados são de qualidade, sob medida para um carro acima dos R$ 100 mil. Destaque para as peças emborrachadas na parte superior do painel, o couro que reveste os bancos e o volante multifuncional, e os detalhes cromados pontuais.

 

EQUIPAMENTOS DE SÉRIE - O Kia oferece de série ar-condicionado de duas zonas, ajuste elétrico dos bancos, regulagem de altura e profundidade da coluna de direção, computador de bordo (oito funções), para-brisa dianteiro com desembaçador automático, trio elétrico, rádio CD Player com MP3, air bags frontais, laterais e de cortina, câmera de ré com visor de LCD de 3,5 polegadas no espelho retrovisor, direção hidráulica, sensores crepuscular e de chuva, controlador de velocidade, entre outros.

DESIGN – O Kia faz parte da nova filosofia estética dos carros sul-coreanos. Por fora em nada lembra os modelos dos anos 1980 e 1990, e são admirados pelo arrojo. O Optima tem dianteira com grade recortada e faróis dianteiros grandes e alongados, que invadem a lateral lisa – sem frisos ou vincos. Na traseira, as lanteras grandes invadem a lateral e o escapamento de saída dupla.

DESEMPENHO - O que esperar de sedã grande de 4,84 m de comprimento e 1.551 kg, equipado com motor 2.4 16V (gasolina) de 180 cv e 23,6 mkgf de torque? Pouca diversão e muita morosidade talvez seja a resposta mais sensata. No entanto, em se tratando do Kia Optima, as coisas não são bem assim.

O sul-coreano agrada ao volante. Apesar de o torque máximo ser entregue apenas aos 4.000 rpm, as acelerações e retomadas fazem o ‘grandalhão’ ganhar velocidade rapidamente. Ponto positivo para a transmissão automática de seis marchas, que possibilita trocas manuais pela alavanca ou mesmo pelas aletas atrás do volante.

Rodando a 120 km/h, o conta-giros marca baixos 2.500 rpm. Com o sistema ECO acionado por meio de uma tecla no volante, o Optima obteve 7,7 km/l de consumo urbano. Esta tecnologia otimiza o funcionamento do câmbio, motor e ar-condicionado, promovendo maior economia.

A suspensão firme – mais uma característica emprestadas dos carros alemães – permite tocada mais ousada sem sustos. As entradas e saídas de curva são seguras.

Para os exagerados, uma boa notícia: o Optima traz controle de tração, estabilidade e freios com ABS (antitravamento) e EBD (distribuição eletrônica de frenagem).

 




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