Política Titulo Evento na sede local
Ato de Berzoini reúne Emídio e expõe impasse

Deputado federal tratou do PED, fez balanço do mandato e evitou conflito com Siraque

Fábio Martins
Do Diário do Grande ABC
07/06/2013 | 07:17
Compartilhar notícia


O ato político firmado ontem pelo deputado federal Ricardo Berzoini (PT-SP) na sede do diretório petista de Santo André deixou exposto o imbróglio interno no partido. A situação de candidatura única de consenso à Câmara Federal não está resolvida na cidade, embora o parlamentar Vanderlei Siraque (PT) seja colocado como dobrada do governo Carlos Grana (PT) ao lado de Luiz Turco, presidente da executiva municipal, que vai postular cadeira à Assembleia Legislativa.

O evento de Berzoini reuniu lideranças regionais, entre elas o ex-prefeito e secretário de Governo andreense, João Avamileno, ex-prefeituráveis e vereadores. Mas a principal presença marcada ficou com o ex-prefeito de Osasco Emídio de Souza, futuro mandatário do petismo estadual – ele disputará PED (Processo de Eleição Direta), em novembro. O comparecimento de Emídio foi encarado como forma de expressar que os votos serão ainda mais pulverizados no município.

Emídio é o único nome colocado até agora na disputa depois de articulação do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que retirou o deputado Vicente Cândido (PT-SP) da eleição interna. “Hoje, ele tem 70%, 80% de apoio. Ele sai com muita força, adesão de muita gente de peso político, com grande chance de se eleger”, declarou Berzoini, presidente do diretório nacional do PT por dois mandatos.

O ex-prefeito de Osasco rechaçou problema com Siraque, que possui resistência no próprio PT. Segundo Emídio, sua presença serviu para prestigiar evento da militância do Grande ABC e frisou que Berzoini tem base em todo o Estado. “Isso não é desprestígio ao Siraque, de quem sou amigo de longa data. Além disso, ninguém consegue consenso absoluto na sua cidade em lugar nenhum.” Ato era de balanço do mandato, discussão sobre reforma política e debater o PED.

Com base no sindicato dos bancários, Berzoini angariou 11.092 votos regionais na eleição de 2010. A visita ao Grande ABC já pavimenta a busca pela reeleição. “Sempre tive voto aqui, tendo o Professor Luizinho como candidato. O Vicentinho é meu amigo pessoal e tenho voto em São Bernardo. Não trabalhamos com territórios demarcados.”




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;