Turismo Titulo São João
Nordeste acende a fogueira para festejar os santos juninos

Arraiais aquecem o turismo com quadrilhas, comidas típicas e muito forró até o fim de junho

Eliane de Souza
06/06/2013 | 07:00
Compartilhar notícia
Divulgação


É tempo de pamonha, canjica, quadrilha, fogueira e muitas simpatias. Em junho, diversas cidades nordestinas param para celebrar as festas juninas. As homenagens a Santo Antônio, São João e São Pedro ocorrem em praças, igrejas, clubes e áreas residenciais de todo o País.

Além de celebrar as tradições do interior e reforçar as raízes brasileiras, os arraiais aquecem o turismo em regiões onde os festejos se arrastam por mais de 30 dias ao som do autêntico forró pé de serra.

O Ministério do Turismo prioriza neste ano a promoção internacional das festas de São João durante os eventos esportivos que o Brasil vai sediar, a partir da Copa das Confederações em junho e julho. As iniciativas da Pasta englobam ações de comunicação e campanhas publicitárias. “Essa estratégia é importante para nossa meta de chegar em 2022 como a terceira potência mundial de turismo”, afirma o secretário nacional de Políticas de Turismo, Vinícius Lummertz. A expectativa é aumentar a visita de turistas estrangeiros já no próximo ano, quando os festejos juninos acontecerão na mesma época do Mundial da Fifa (Federação Internacional de Futebol).

Os destinos de festas juninas são polarizados: Campina Grande, na Paraíba, e Caruaru, em Pernambuco, disputam o título de maior arraial do País. Mas as celebrações não se restringem às duas cidades. Muito forró, quadrilha e comidas típicas esperam por turistas e amantes de São João em outros Estados do Nordeste, como a Bahia, que conta com programação intensa no Pelourinho, em Salvador, e em outros 150 municípios.

Já o Maranhão se destaca pela tradição do bumba meu boi, tradição que se mantém desde o século 18 na capital, São Luís. O enredo da festa conta história típica das relações no período colonial: em uma fazenda de gado, o escravo Pai Francisco mata um boi de estimação de seu senhor para satisfazer o desejo de Mãe Catirina, sua mulher, que estava grávida. Quando se descobre o sumiço do animal, o dono da fazenda fica furioso e obriga o servo a trazer o animal de volta. Pajés e curandeiros são convocados para ressuscitar o boi.

E o Sergipe engrossa a lista de comemorações com o tradicional Forró Caju na capital, Aracaju. Opções não faltam para quem quer festejar. Viva São João!

Caruaru homenageia Dominguinhos

A festa em Caruaru já começou. Ao todo, serão mais de 200 shows em cinco polos de animação ao longo do mês de junho. Entre as atrações estão nomes de peso, como Elba Ramalho, Flávio José, Luan Santana, Jorge de Altinho, Fagner, Aviões do Forró, Geraldinho Lins, Garota Safada, Margareth Menezes, Zé Ramalho e Josildo Sá, além das atrações da abertura.

Neste ano, o grande homenageado do São João de Caruaru é o cantor e compositor Dominguinhos. De acordo com o presidente da Fundação de Cultura e Turismo da cidade, André Alexei, a festa tem grande importância para o turismo e para a economia do município. Em anos anteriores o evento movimentou mais de R$ 200 milhões, atraindo 1,5 milhão de visitantes e gerando cerca de 6.000 empregos.

Uma das novidades deste ano é o complexo de palco no Pátio de Eventos. Em formato retangular, medindo 44 metros de comprimento e 18 de altura, dará excelente visibilidade para quem pretende assistir aos shows a distância. Um avanço de 20 metros, à frente, e uma passarela de dez metros possibilitarão aos artistas o contato mais direto com os forrozeiros e fãs.

Outra novidade é que neste ano todo o público acompanhará ao vivo, através dos telões de alta resolução, a movimentação e os bastidores dos camarins dos artistas até o momento de eles subirem ao palco.

Caruaru também é reconhecida pelos recordes de guloseimas. E promete fabricar nesta edição o maior pé de moleque do mundo, com 15 metros de comprimento.

O Polo da Estação Ferroviária oferece uma grade de programação renovada e alternativa, voltada ao público jovem. Além disso, há espaço lúdico para as crianças com brinquedos tradicionais e eletrônicos no Polo São João das Crianças.

A festa conta com efetivo de segurança de 2.000 homens das polícias Civil, Militar e Corpo de Bombeiros. Cerca de 40 tablados de vigilância e plataformas elevadas foram espalhados pelo pátio. Mais de 20 câmeras de monitoramento, com alcance de 50 metros, também foram instaladas em pontos estratégicos, sendo seis delas com lentes infravermelhas – específicas para a visão noturna. Uma câmera especial, do modelo speed-dome, com giro de 360 graus e zoom de 27 vezes, também está posicionada para cobrir toda a área do Parque de Eventos.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;