Política Titulo Negociação
PDT pode ter mais espaço em Sto.André

Secretário de Gabinete defende ampliação do espaço pedetista atual para a bancada

Fábio Martins
Do Diário do Grande ABC
25/05/2013 | 07:25
Compartilhar notícia


 Articulador do governo Carlos Grana (PT), o secretário de Gabinete de Santo André, Tiago Nogueira (PT), avalia que o diretório municipal do PDT precisa estender a cota concedida dentro da Prefeitura ao partido para os vereadores Sargento Lobo e Cosmo do Gás. "Defendo que a atual cota seja ampliada para a bancada", opinou o petista. Aliada de segundo turno, a legenda possui dois cargos afiançados no secretariado (Cultura e a futura de Trabalho) e uma diretoria (Renda).

Atualmente, a dupla pedetista compõe ala independente na Câmara, que, no começo da legislatura, chegou a implicar em derrotas ao prefeito. A linha adotada por ambos se deve à falta de espaço direcionado ao grupo de apoio político dos parlamentares e nem atendimento às demandas solicitadas. "Alegam que a negociação foi com o PDT e eles não foram incorporados (no acordo). É legítimo (brigar por espaço. Precisamos sincronizar", disse Tiago.

Apesar da postura inicial, há nova tentativa de aproximação entre a administração petista e parlamentares. Lobo foi visto, nos corredores da Casa, combinando reunião segunda-feira no primeiro andar do Paço, sinalizando interesse na composição. Cosmo desviou-se do assunto: "Semana que vem devo decidir qual o caminho vou tomar", ponderou.

Há 15 dias, Grana foi quem teve diálogo com Lobo e Cosmo para tratar desse possível ajuste. "Queremos contar com os dois vereadores na base de sustentação, embora não têm criado problemas. No que depender de mim, nós vamos conversar para nos próximos dias ter a formalização desse apoio."

O presidente do PDT municipal, Adonis Bernardes, justificou que, pelo menos por enquanto, inexiste cota de vereadores e partido. Segundo o dirigente, não há definido o número de vagas à sigla justamente pelo período de negociação. "Discussão ainda não está fechada por causa desse quadro, mas vejo com bons olhos todo o tipo de entendimento", analisou, ao completar que o acordo passa por composição política. "Os cargos são consequências."




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;