Economia Titulo Região
Empresários se unem pelo
turismo de Santo André

Ontem, houve encontro da trade do setor, que contou
com a palestra do presidente da Fundação SPCVB

Leone Farias
Do Diário do Grande ABC
21/05/2013 | 07:52
Compartilhar notícia
Nario Barbosa/DGABC


Empresários e executivos ligados à cadeia do turismo (donos e gerentes de bares, restaurantes, hotéis, escolas de gastronomia etc) se mostram animados com o trabalho de fortalecimento da atividade, conduzido pela Prefeitura de Santo André. Ontem, houve encontro da trade do setor, que contou com palestra do presidente da Fundação SPCVB (São Paulo Convention & Visitors Bureau), Toni Sando - o qual apresentou dicas sobre como desenvolver a atividade na cidade.

Foi mais uma etapa do processo para impulsionar o segmento e integrar os elos dessa cadeia produtiva no município, entre outros objetivos, para a criação de um Conselho Municipal de Turismo, que permitirá a captação de verbas federais e estaduais a projetos nessa área. No início de abril, ocorreu a décima edição do Festival do Cambuci de Paranapiacaba, que foi estendido também para o Centro de Santo André.

A atividade envolveu a realização de pratos feitos com a fruta típica da região. E no fim do mês passado, foi firmado o convênio com a Fundação SPCVB, para auxiliar na divulgação da cidade.  Essas ações devem ser seguidas agora de um festival de gastronomia, durante a Virada Cultural de Santo André, que será realizada dias 8 e 9 de junho, e do tradicional Festival de Inverno de Paranapiacaba, em julho.

Entre esses dois eventos, a Prefeitura pretende realizar programa de capacitação de trabalhadores do segmento e distribuir folhetos para que os turistas que queiram conhecer a vila inglesa descubram também outros atrativos da cidade, segundo a diretora do Departamento de Turismo da Prefeitura, Silvia Costa. Com a mobilização, o secretário municipal de Cultura, Lazer e Turismo, Raimundo Salles, prevê que até o segundo semestre o conselho municipal será constituído. A instância terá representantes do poder público e da sociedade civil.

MOBILIZAÇÃO Entre os participantes do encontro de ontem, o sócio da loja Empório D'Vino, Celso Pavani, considera que a mobilização é bem-vinda e dará mais visibilidade à área gastronômica da cidade, que já é forte, mas pouco difundida. Ele acrescenta que o Festival do Cambuci, em novo formato, já atraiu o interesse de muita gente.

Estima-se que só Paranapiacaba recebeu cerca de 10 mil visitantes durante os três fins de semana da atividade. Outro empreendedor, Isac Navarro, que tem quiosque na vila, elogiou o encontro e a palestra. "Ajuda a melhorar o nosso atendimento." O evento também serviu para ele prospectar negócios. Ontem, ele fez contato com o empresário Marcelo Bonato, que faz bebida à base da fruta típica, para vender o produto aos clientes.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;