Política Titulo Corrida eleitoral
PSB tenta juntar Dib e Morando para 2014

Projeto eleitoral escantearia o ex-prefeito de Santo André Aidan Ravin

Fábio Martins
Do Diário do Grande ABC
19/05/2013 | 07:33
Compartilhar notícia


O PSB de São Paulo articula nos bastidores juntar os deputados William Dib (PSDB, federal) e Orlando Morando (PSDB, estadual) na eleição de 2014. Com a falta de lideranças expressivas regionais, o partido aposta no ingresso da dupla, hoje com rusgas internas no tucanato de São Bernardo, para reverter esse quadro desfavorável na região. A estratégia seria aproximar novamente os dois parlamentares e formar dobrada forte para reeleição.

A investida socialista nos tucanos é pesada. Em compensação, ambos já estipulam contrapartidas na mesa de negociações. Morando, por exemplo, requer encabeçar a coordenação regional da legenda, atualmente sem representatividade. Outra solicitação do deputado estadual seria a paralisação do diálogo entre a sigla e o ex-prefeito de Santo André Aidan Ravin (PTB). Na sua concepção, além de disputar votos diretos, a entrada do petebista desagregaria.

Dib também é outro que teve problemas recentes com Aidan. Depois de o petebista ter descumprido acordo para abrir a chapa majoritária do projeto de reeleição ao PSDB, a relação azedou. Após o impasse político, o deputado federal avaliou que o ex-prefeito não estava preparado para o cargo. Então no posto de coordenador tucano do Grande ABC, Dib ficou à frente das tratativas com o Paço andreense, que acabaram frustradas.

Aidan teve as portas abertas pelo PSB e mostrou atração em integrar as fileiras socialistas, em especial, de preencher a lacuna de figuras com potencial de atingir o eleitorado da região. Fora isso, ele está insatisfeito no PTB com a ausência de reconhecimento político dentro da sigla. Por outro lado, a adesão de Dib e Morando poderiam escantear as negociações partidárias e esfriar possível acerto entre as partes.

Recentemente, Dib quebrou parcialmente o gelo com Morando, embora sem contato pessoal. O deputado federal resguardou publicamente seu desafeto ao defender que não foi correto deixar o parlamentar e seus aliados de fora da direção municipal do PSDB. A executiva tucana, eleita dia 14 de abril, foi preenchida somente com nomes ligados ao ex-vereador Admir Ferro, hoje diretor da Prodesp (Companhia de Processamento de Dados do Estado de São Paulo).

Os socialistas pretendem desenvolver imagem de terceira via em São Bernardo, ficando com o deputado estadual Alex Manente (PPS) a pecha de oposição. Ex-prefeito, Dib teve passagem marcante pelo PSB - de 1996 a 2009 - e dá sinais de proximidade. Ele já ocupou o cargo de vice-presidente estadual da legenda.

O projeto nacional do PSB é fazer frente ao PT ao planejar a campanha do governador de Pernambuco, Eduardo Campos, à presidência da República no ano que vem.

Dib e Morando não foram localizados para comentar o assunto.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;