Economia Titulo Em abril
Nível de emprego da
indústria recua 0,38%
Pedro Souza
Do Diário do Grande ABC
15/05/2013 | 07:14
Compartilhar notícia


O emprego na indústria da região encolheu 0,38%. Em abril, as empresas de Santo André, Mauá, Ribeirão Pires, Rio Grande da Serra e São Caetano puxaram a queda. O resultado não foi pior porque São Bernardo e Diadema apresentaram pequena expansão no mês.

As fábricas de Santo André, Mauá, Ribeirão e Rio Grande diminuíram o nível de vagas em 1,34%. Na mesma esteira, os industriais de São Caetano reduziram em 1,08%. Os dados são do Ciesp (Centro das Indústrias do Estado de São Paulo). A entidade publicou ontem o relatório Nível de Emprego Regional da Indústria.

Dos 16 segmentos industriais cujo Ciesp tinha informação em Santo André, o emprego diminuiu em oito. "A indústria tem sofrido com os passos do governo (federal) que quer combater a inflação com o câmbio", explicou o ex-diretor do Ciesp Santo André Shotoku Yamamoto. Atualmente como terceiro diretor financeiro do Ciesp estadual e empresário, Yamamoto disse que o dólar a R$ 2 (cotação de venda publicada ontem pelo Banco Central) deixa as empresas nacionais menos competitivas. "Queda em competitividade se reflete diretamente em menos empregos", argumentou.

Outro ponto citado por Yamamoto como barreira para o crescimento da indústria é a dificuldade em adquirir crédito para a compra de máquinas. "O governo tem que criar mecanismo de incentivo ao investimento. Temos linhas de financiamentos no BNDES (Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social), mas a minoria tem acesso, pois são exigidas certidões negativas de débitos, e muitas empresas têm algumas pendências com a Receita Federal", destacou.

Em São Caetano, o nível de emprego caiu 1,08% no mês passado. Dos 11 segmentos listados pelo Ciesp, sete apresentaram queda. As maiores reduções nos quadros de funcionários são das indústrias de produtos diversos, com -32,6%, e de produtos de minerais não metálicos, com -7,2%.

"Na verdade, com exceção ao setor automotivo (principalmente a GM), várias atividades da indústria não estão indo tão bem", avaliou o vice-diretor do Ciesp São Caetano, William Pesinato, sobre a situação na cidade.

As fábricas de São Bernardo seguiram o caminho oposto e apresentaram alta de 0,18% no nível de emprego. O Ciesp captou números de 19 ramos industriais na cidade, tendo em vista que dez deles apresentaram incremento. "Na realidade, apesar de positivo, é extremamente pequeno. Nas conversas com alguns empresários, percebi que não existe otimismo para este ano", destacou o vice-diretor do Ciesp São Bernardo, Mauro Miaguti.

Em Diadema, a situação geral foi bem próxima da estabilidade. O nível de emprego na indústria subiu 0,06%. Dos 14 segmentos pesquisados pelo Ciesp, apenas cinco tiveram resultado negativo.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;