Cultura & Lazer Titulo
S.Caetano monta um picadeiro na Pró-Memória
Everaldo Fioravante
Do Diário do Grande ABC
06/04/2001 | 18:13
Compartilhar notícia


A mostra Memórias do Circo, em cartaz até 22 de maio no Salão de Exposições da Fundação Pró-Memória, em São Caetano, celebra o circo por meio de uma mostra que reúne 30 fotografias antigas – em preto-e-branco e em diversos formatos – pertencentes ao acervo do MIS (Museu da Imagem e do Som), em São Paulo. A entrada é franca.

Para acolher o evento, o Salão de Exposições foi caracterizado como um circo, com decoração elaborada com tecidos coloridos e até mesmo uma bilheteria fictícia. A amostragem de uma série de objetos utilizados em diferentes números de palhaços complementa a atração.

Os objetos estão dispostos no centro do espaço expositivo, no local que simboliza o picadeiro. As peças integram o acervo do palhaço andreense Cavadinha, 65 anos, que tem 50 anos de carreira e atua até hoje.

Datadas do fim do século XIX e das décadas de 10, 20 e 60, as imagens retratam, por exemplo, palhaços, equilibristas, malabaristas e domadores. Elas estão expostas em painéis de acrílico, com suas respectivas descrições, como data e personagem. Merece atenção a fotografia em que o domador Orlando Orfei aparece abraçado a um leão.

De palhaços, há imagens dos famosos Arrelia, Carequinha e Piolin (1897-1973). Já entre os objetos, também antigos, figuram os tradicionais sapatos de palhaços, uma bengala grande e torta, um saxofone que espirra água e um relógio que estoura.

A maior parte dos objetos emprestados por Cavadinha para a mostra pertenceu ao palhaço Estrimilique, que morou cerca de cinco décadas em Santo André, cidade em que morreu em 1987, aos 90 anos. Estrimilique foi também o Papai Noel oficial de Santo André, durante as décadas de 70 e 80.

“Acho importante essa exposição porque nós palhaços estamos muito esquecidos. Para se ter uma idéia, dentro da programação de aniversário de Santo André há espetáculos circenses e eu nem fui lembrado”, lamenta Cavadinha.

Vale dizer que as escolas interessadas em levar seus alunos à mostra devem agendar a visita, que nesse caso contará com monitoria.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;