Internacional Titulo
Laura Chinchilla é a nova presidente da Costa Rica
Da AFP
08/02/2010 | 08:51
Compartilhar notícia


A candidata governista Laura Chinchilla se tornou a primeira mulher a ser eleita para a presidência da Costa Rica, após vencer a votação de domingo por ampla maioria.

"Este certamente é um momento de alegria, mas sobretudo de humildade. Não vou trair esta confiança, porque tenho certeza que não foi dada como um presente", declarou a cientista política de 50 anos.

Chinchilla anunciou a vitória depois que seus principais adversários, Ottón Solís e Otto Guevara, admitiram a derrota e felicitaram a nova presidente.

Com 83% das urnas apuradas, Chinchilla tinha 46,77% dos votos, seguida por Solís (25,12%), Guevara (20,89%) e pelo social-cristão Luis Fishman (3,86%), segundo o TSE (Tribunal Supremo Eleitoral).

Em discurso dirigido a uma multidão que se aglomerava em frente a um hotel em San José, a candidata afirmou que os costa-riquenhos que votaram nela aprovaram o mandato do presidente Oscar Arias, que a apoiou como candidata a sua sucessão.

Chinchilla admitiu que não esperava um referendo tão favorável a sua candidatura. "Superou as expectativas", declarou, antes de prometer um "diálogo permanente com os setores sociais e políticos do país".

Também agradeceu aos adversários, às mulheres, que segundo ela "continuam superando as barreiras e fazendo a Costa Rica maior", assim como o fundador do PLN (Partido de Libertação Nacional), José Figueres.

 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;