Turismo Titulo
Veracruz une história e belas praias
Christiane Ferreira
Do Diário do Grande ABC
03/04/2008 | 07:08
Compartilhar notícia


Na região da Costa do Golfo do México está Veracruz, o porto mais importante do país. Famosa por praias belíssimas, gastronomia condimentada, vestígios da cultura totonaca e arquitetura histórica, a cidade tem clima tropical, média de 25ºC.

 O neoclássico predomina nas construções de Veracruz e os principais pontos para apreciá-las são o Zócalo, conhecido como a Plaza de la Constituição, onde há peças de teatro ao ar livre e diversas atividades culturais; a Catedral de Nossa Senhora Assunção; e o San Juan de Uluá, um edifício construído nos séculos 16 e 17 originalmente para proteger o porto dos ataques de piratas, que anos mais tarde tornou-se cárcere e hoje abriga um museu.

 Nos arredores, estão duas zonas arqueológicas com vestígios da cultura totonaca. Uma delas é Cempoala, um antigo centro cerimonial edificado com pedras de rio. A outra é Quiahuiztlán, a 72 quilômetros ao Norte do porto, sobre a ladeira Cerro de los Metates, que funcionava como cidade, cemitério e fortaleza onde de todas as colinas é possível observar muralhas e mausoléus. Por ser mais próximo do mar, dá para desfrutar de uma belíssima vista panorâmica.

 As praias em Veracruz são de ondas suaves, particularmente as que contornam o Parque Nacional Sistema Arrecifal Veracruzano, habitado por uma enorme quantidade de peixes, corais e outras espécies marinhas. Uma delas é a Isla de Sacrifícios, cujo nome tem origem nos sacrifícios realizados por suas primeiras populações. A oito quilômetros do porto está Mocambo, uma das mais concorridas, já que é possível praticar vários esportes aquáticos. Na praia de Chachalacas, os turistas podem fazer passeios de quadriciclos pelas dunas.

 A visita à Veracruz deve contar com uma parada para uma boa refeição. Alguns pratos típicos são o pescado à veracruzana, caçarolas de marisco, polvo à marinera, empadas de camarão, arroz à tombada e o popo, bebida à base de cacau e arroz.



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;