Economia Titulo
Fim de ano abre 2,4 mil vagas temporárias em restaurantes
Márcia Pinna Raspanti
Do Diário do Grande ABC
23/12/2004 | 15:23
Compartilhar notícia


Os cerca de 2,6 mil restaurantes e lanchonetes do Grande ABC ainda devem contratar, nos próximos dias, parte dos 2,4 mil trabalhadores que reforçam o atendimento dos estabelecimentos nos meses de dezembro por ocasião das festas de final de ano, como confraternizações, formaturas e tradicionais ceias de Natal e réveillon. O número, estimado pelo Sehal (Sindicato das Empresas de Hotelaria e Alimentação do Grande ABC), equivale a 30% do total de postos de trabalho do setor nos meses anteriores, cerca de 8 mil.

As perspectivas para o setor neste final de ano são positivas. Nos meses de novembro e dezembro, o sindicato estima movimento 10% maior que o verificado nos mesmos meses de 2003. "As festas de confraternização começaram mais cedo, no início de novembro", diz o presidente da Sehal, Denize Tonelotto.

As vagas abertas nesta época do ano nos restaurantes são marcadas pela precarização. Denize Tonelotto diz que a maioria é temporária, sem carteira e fecha em janeiro. "Infelizmente esses empregos somem quando termina o mês de dezembro", afirma. Janeiro e fevereiro são meses considerados fracos pelos empresários. "Só começa a melhorar em março", afirma o presidente da Sehal.

O vice-presidente do Sindicato dos Empregados no Comércio Hoteleiro e Similares de São Bernardo e Região, Marco Antônio Prado, ressalta que os restaurantes, em sua maioria, não seguem as regras que regem a contratação de trabalhadores temporários. "É raro o estabelecimento que faça o registro", diz. Na última fiscalização do Ministério do Trabalho, segundo o sindicalista, foram encontradas 500 pessoas trabalhando irregularmente na região.

Os restaurantes pagam valor fixo por dia ou mesmo por mês por prazo combinado previamente, sem horas extras ou benefícios. Segundo Marco Antônio Prado, a procura pelo sindicato para orientar e auxiliar as pessoas que trabalham no setor aumenta após as festas de Natal e réveillon. "Passamos o ano atrás de restaurantes para que os trabalhadores temporários recebam seus direitos, já que eles têm de ter carteira assinada", afirma.

Frango com Polenta - O restaurante São Francisco, um dos 11 estabelecimentos da famosa Rota do Frango com Polenta do Bairro Demarchi, em São Bernardo, contratou 60 temporários para reforçar o time de 60 empregados fixos neste final do ano. "A maioria é chamada em outras ocasiões, quando precisamos de mais gente, como o Dia das Mães, ou então para substituir trabalhadores que saem da empresa", afirma o sócio-proprietário José Roberto Ferreira.

O salão do São Francisco tem capacidade para seis mil pessoas. O movimento neste final de ano deve ser 25% a 30% superior ao registrado no mesmo período de 2003. O forte são as festas de confraternização, formaturas e as ceias de Natal e réveillon, além de alguns casamentos. "Nossas ceias são tradicionais e, por isso, temos boa procura", informa Ferreira.

A estudante Alessandra Mazoni de Lima, 18 anos, foi contratada pelo São Francisco como recepcionista até o fim deste mês. Alessandra tem o ensino médio completo e vai começar o curso técnico em 2005. "É importante se preparar", afirma. A estudante acredita que o emprego compensa mesmo sendo temporário. "É oportunidade de ganhar um dinheirinho e adquirir experiência", ressalta. A Rota do Frango com Polenta gera em média 600 empregos, entre fixos e temporários.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;