Economia Titulo
Evo Morales impõe regras para negociar com o Brasil
07/11/2007 | 07:09
Compartilhar notícia


O presidente boliviano, Evo Morales, aproveitou a recente exposição da deficiência de gás no Brasil para retomar o tom de seu discurso em relação aos investimentos na área de energia.

“Se quiser investir, bem-vindo”, disse, sobre a possibilidade de a Petrobras voltar a injetar recursos no país. Mas, apesar de admitir que a Bolívia precisa de “milhões e milhões” para desenvolver suas reservas, ele fez questão de ressaltar que qualquer contrato terá de “garantir o respeito às normas bolivianas”.

Morales reconhece que a Bolívia retoma a negociação com o Brasil em situação de desvantagem, sem os investimentos que internaram recursos de US$ 1,5 bilhão em pouco mais de uma década. “Necesitamos plata (precisamos de dinheiro).” A Petrobras chegou a responder por 25% do PIB boliviano.

Nesta terça-feira, uma comitiva da Petrobras desembarcou em La Paz para uma reunião com representantes do governo e da petroleira boliviana YPFB. A Petrobras tem estudos sobre investimentos para ampliação da oferta de gás boliviano ao Brasil. Atualmente, estão sendo importados 30 milhões de metros cúbicos de gás, a capacidade plena do Gasoduto Bolívia-Brasil.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;