Economia Titulo
Prévia do IGP-M de fevereiro fica em 0,42%
13/02/2008 | 07:07
Compartilhar notícia


A primeira prévia do IGP-M (Índice Geral de Preços - Mercado) de fevereiro ficou em 0,42%, ante 0,67% em janeiro. A informação foi divulgada nesta terça-feira pela FGV (Fundação Getúlio Vargas).

O resultado confirma a expectativa do mercado financeiro de interrupção da seqüência de altas iniciada na primeira prévia de janeiro do índice. Na segunda prévia do mês passado, o IGP-M foi de 0,93% e fechou janeiro em 1,09%.

O IPA (Índice de Preços por Atacado), o de maior peso entre os três indicadores que compõem o IGP-M, subiu 0,5% na prévia anunciada nesta terça-feira, ante elevação de 1,06% na primeira prévia do índice em janeiro.

O IPC (Índice de Preços ao Consumidor) registrou avanço de 0,16% na primeira prévia de fevereiro, em comparação com a alta de 0,47% na primeira prévia do mês passado. Já o INCC (Índice Nacional de Custo da Construção) manteve o mesmo resultado da primeira de janeiro, de 0,52%.

Com a primeira prévia deste mês, o IGP-M acumula alta de 1,52% em 2008 e de 8,55% no acumulado de 12 meses.

Inflação - “No geral, a inflação dá sinais de ceder”, comentou nesta terça-feira o coordenador de análises econômicas do Ibre-FGV (Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getúlio Vargas), Salomão Quadros.

“O Banco Central avisou que, se for preciso, subirá os juros. Acho que não é preciso. A inflação não abaixa de repente, mas acredito que não vai se acelerar”, afirmou, lembrando que as pressões sobre os preços “estavam quase que exclusivamente concentradas em alimentos”.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;