Economia Titulo
CUT celebrará Dia do Trabalhador com ações de cidadania
Leone Farias
Do Diário do Grande ABC
01/04/2004 | 23:02
Compartilhar notícia


A CUT (Central Única dos Trabalhadores) inovou em sua estratégia de promover o Dia Internacional do Trabalhador, comemorado no dia 1º de maio, ao programar uma série de “ações de cidadania”, ao longo deste mês.

A iniciativa, que recebe o nome de CUT Cidadão, será lançada no próximo domingo, na praça Campo de Bagatelle, em Santana, zona Norte de São Paulo, e prosseguirá nos próximos domingos, na praça Brasil, em Itaquera (zona Leste), dia 11; no parque das Árvores, Grajaú (zona Sul), dia 18; na praça da Moça, em Diadema, dia 25; e por fim, em um ato na avenida Paulista, no 1º de maio.

A inovação se deve ao fato de a central ter fechado parceria com mais de 100 entidades da sociedade civil e governamentais, para levar serviços como a obtenção de carteira profissional e de identidade, o cadastramento para cursos de qualificação profissional e para vagas de emprego da Central de Trabalho e Renda, e a realização de exames de saúde (como controle de hipertensão arterial e diabetes), corte de cabelo e outras atividades. Deverão trabalhar no evento cerca de 8 mil profissionais voluntários. Os serviços, gratuitos, serão oferecidos das 8h às 18h, em área total de 6 mil m².

Além das ações de cidadania, estão programados shows musicais e de teatro para animar os eventos. A central prevê ainda a distribuição de 100 mil cartilhas com o tema A história da luta do 1º de maio da CUT: da sua origem a 2004. A expectativa dos organizadores é receber pelo menos 150 mil pessoas a cada domingo de abril e, no Dia do Trabalhador, outras 500 mil.

Diálogo – Segundo o presidente da CUT Estadual, Edilson de Paula, os serviços oferecidos não significam abandonar as bandeiras de luta da central, mas sim se voltar mais para um diálogo com a sociedade civil, que tem grande poder de mobilização e articulação.

“Queremos dialogar com esse público, com a juventude, o idoso, aquele que não tem acesso à informação”, afirmou. Ao mesmo tempo, os representantes sindicais deverão falar sobre questões como geração de emprego, distribuição de renda, redução da jornada sem redução de salários, reforma sindical, reforma agrária e ampliação de direitos. O lema da central nessa iniciativa é Emprego e renda: nossa luta, nosso desafio.

De acordo com o presidente da CUT nacional, Luiz Marinho, a nova iniciativa não significa que a central mudou seus princípios. Ele afirmou que a idéia é aperfeiçoar a ferramenta de comunicação e ampliar o leque de atuação para que os trabalhadores conheçam e participem melhor da organização sindical.

Gil – A CUT, que investe R$ 3,2 milhões nos cinco eventos, conta com a presença do ministro da Cultura, Gilberto Gil, no dia 1º de maio, no ato na avenida Paulista (que será realizado em palco próximo da avenida Consolação). Para esse dia, além de diversos shows musicais e teatrais, foram convidadas diversas autoridades, sindicalistas e lideranças de movimentos sociais e populares. A central aguarda a confirmação da presença do presidente Lula na data. Também estão previstas caravanas de diversas regiões do Estado organizadas pelos sindicatos filiados.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;