Cultura & Lazer Titulo
Globo restrutura diretorias e quer código de ética
Do Diário do Grande ABC
25/03/1999 | 15:35
Compartilhar notícia


A livre criaçao de programas e a possibilidade de vetar qualquer coisa de ir ao ar na Globo ganharam o mesmo peso, na semana passada, na emissora. Uma reestruturaçao na diretoria tornou oficial a ida de Daniel Filho para o comando da Central Globo de Criaçao (CGC) e a transferência do seu até entao titular, Mário Lúcio Vaz, para a nova Central Globo de Controle de Qualidade (CGCQ).

Antes de ganhar status de central, o controle de qualidade era feito na CGC. Agora, Vaz terá o direito de vetar qualquer aspecto da programaçao da Globo se considerar que algo fere a ética, algum acordo comercial ou o relacionamento com emissoras concorrentes.

Com a criaçao dessa central, a emissora pretende iniciar a elaboraçao de um código de ética interno. Vaz ainda poderá dar recomendaçoes aos diretores de programa se considerar que algo nao vai bem no aspecto técnico. Já a ida de Daniel Filho para a CGC torna oficial uma liderança que o diretor já exercia informalmente. Em fevereiro do ano passado, ele se tornou um dos diretores de criaçao da emissora. Os outros sao Carlos Manga e Roberto Talma. Mas nada se resolvia sem uma apreciaçao final de Daniel Filho.

Na reuniao liderada pela superintendente-executiva Marluce Dias da Silva, que tratou da reestruturaçao, ficou decidido que Daniel também passaria a coordenar um Conselho de Criaçao. A ordem é apressar o processo de criaçao de novos produtos. A estratégia da emissora é fazer estréias ao longo do ano e, para isso, é preciso ter grande quantidade de programas disponíveis.

O que o conselho decidir, a CGC instala em conjunto com a Central Globo de Produçao (Manuel Martins) e o departamento de Recursos Artísticos (Érico Magalhaes). Assim, Daniel Filho volta a ter praticamente o mesmo poder que já teve por oito anos na emissora.

Pelo que indica a reestruturaçao, esporte e música se tornaram tao estratégicos quanto as novelas. Tanto que foram criados núcleos e centrais para cuidar desses assuntos. Recentemente, a Globo contratou cantores sertanejos e pagodeiros que ganharam programas próprios. Agora, como os atores, esses artistas precisarao da autorizaçao da Globo para participar de programas de outras emissoras. Sertanejos e pagodeiros sao tidos como isca de audiência, principalmente aos domingos. Com a reestruturaçao foi criado o Núcleo de Eventos e de Programas Musicais a ser dirigida por Aloísio Legey.

Também foi criada a Central Globo Jurídica e de Direitos Esportivos, dirigida por Marcelo Campos Pinto. Essa central agrega as antigas diretorias Jurídica (Simone Lahorgue) e de Negociaçao de Direitos Esportivos (Ciro José). Dar status de diretoria à compra de direitos esportivos foi a forma que a cúpula da emissora encontrou para ressaltar a importância que o esporte passou a ter. Pela primeira vez, a grade da Globo reservou dois dias da semana para exibiçao de jogos de futebol (quarta-feira e sábado).




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;